Site icon A Viagem dos Argonautas

A EXPLOSÃO DOS DESEMPREGADOS “OCUPADOS” EM PORTUGAL E A DIMINUIÇÃO DO DESEMPREGO OFICIAL – por EUGÉNIO ROSA – I

POR QUE RAZÃO O DESEMPREGO OFICIAL ESTÁ A DIMINUIR EM PORTUGAL?

(Inclui no fim do artigo as respostas do INE às questões que lhe coloquei sobre os “ocupados”)

Nestes últimos dias, aproveitando a divulgação dos dados do Eurostat sobre o desemprego nos países das U.E. que inclui Portugal, os media têm matraqueado os portugueses com a diminuição do desemprego em Portugal, que os atingidos não sentem pois continuam a não encontrar emprego. Quem se dê ao trabalho de analisar com atenção os dados oficiais sobre o desemprego e o emprego, não poderá de estranhar um estranho paradoxo que é o seguinte: por um lado, os dados oficiais do desemprego são todos diferentes embora com um ponto comum que é a diminuição; e, por outro lado, embora oficialmente o desemprego esteja a diminuir, o emprego não aumenta; pelo contrário, até diminuiu. Mas observem-se os dados do quadro 1, que são os dados oficiais sobre o desemprego e o emprego em Portugal.

 Quadro 1- Variação do desemprego e do emprego em Portugal segundo os dados oficiais

Segundo o Eurostat, entre Maio de 2013 e Maio de 2014, a taxa de desemprego em Portugal diminuiu de 16,9% para 14,3%; de acordo com os dados divulgados pelo INE, entre o 1º Trim.2013 e o 1º Trimestre de 2014, a taxa de desemprego baixou de 17,5% para 15,1%.

Em valor absoluto também se observa idêntica tendência nos dados oficiais sobre o desemprego. Segundo o Eurostat, entre Maio de 2013 e Maio de 2014, o número de desempregados em Portugal desceu de 881.000 para 736.000. De acordo com o INE, entre o 1º Trim.2013 e o 1º Trim.2014, o número de desempregados diminuiu de 926.800 para 788.100; e, finalmente, o IEFP divulgou que, entre Maio de 2013 e Maio de 2014, o número de desempregados inscritos nos Centros de Emprego baixou de 703.205 para 636.410. O que não deixa de ser estranho em todos estes números é que apesar do desemprego oficial diminuir o emprego não aumenta. Segundo dados do INE, entre o 4º Trimestre de 2013 e o 1º Trimestre de 2014, o emprego até diminuiu em 41.100, pois passou de 4.468.000 para 4.426.900 como consta também do quadro 1. Mas são estes os dados do desemprego que a propaganda oficial utiliza na sua tentativa de manipulação da opinião pública procurando convencer os portugueses que a situação do país está a melhorar, que os media acriticamente divulgam, e que por isso interessa esclarecer de uma forma objetiva.

COMO É QUE O GOVERNO PODE DIMINUIR ARTIFICIALMENTE O DESEMPREGO OFICIAL

Para responder a essa questão observe-se o quadro 2 que contém o número de desempregados “ocupados” no mês de Abril de 2014 segundo o IEFP, por tipos de ocupação.

 Quadro 2 – O número de desempregados que estavam “ocupados” em Abril/2014


Em Abril de 2014, segundo o IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional), 30.193 estavam em “trabalho socialmente necessário, 92.376 estavam “ocupados” em ações de formação e 39.299 em estágios profissionais, o que dá 161.868. Se estes desempregados, por estarem na situação de “ocupados”, não forem considerados nas estatísticas oficiais como desempregados, o desemprego oficial em Portugal baixa significativamente.

(continua)

Eugénio Rosa – edr2@netcabo.pt – 2.6.2014

Exit mobile version