Site icon A Viagem dos Argonautas

A BÉLGICA, EM BREVE ÀS ESCURAS? do site ENJEUX ELECTRIQUES

Falareconomia1

Selecção e tradução por Júlio Marques Mota

A Bélgica, em  breve às escuras?

Por  Enjeux Electriques (son site), La Belgique bientôt dans le noir?
Agora Vox – Enjeux Electriques, 30 de Outubro de  2014

As festas de fim-de-ano correm o risco de se tornaram  um momento difícil para os nossos vizinhos belgas. ELIA, o gestor da rede de electricidade, tirou o sino de alarme: falta 2 000 MW de electricidade para poder responder às pontas de consumo deste inverno. Nestas condições, como fazer para evitar que a população seja mergulhada na  escuridão  e no frio?

A Bélgica prepara-se para o pior: um blackout generalizado, resultado de problemas técnicos e das escolhas políticas e económicas que foram feitas.

Medidas de urgência

As autoridades belgas não permanecem certamente com os braços parados. Há planos de resposta como redução de carga (cortes localizados e controlados) que estão já  programados. Isto quer  mesmo assim dizer que uma parte dos habitantes estará potencialmente sem aquecimento, sem luz e sem água quente em pleno  inverno. Em paralelo, uma reserva “estratégica” está igualmente prevista. Várias centrais a gás que estão paradas poderão arrancar e reiniciar a sua actividade em caso de catástrofe, mas estas poderão cobrir apenas uma parte das necessidades.

As autoridades contam também com o apoio da população. O problema mediatizado desde este verão permitiu uma tomada de consciência dos Belgas. Por conseguinte ser-lhes -á pedido que economizem  a energia em período de PICO de consumo. E se isso o não for suficiente, tarifas “dissuasivas” também foram previstas: 4 500 € o MWH, cem vezes mais caro que em tempo normal.

A Europa a pedir ajuda?

Uma última solução consiste a importar electricidade desde os países vizinhos. Infelizmente, todos os países europeus estão confrontados com  este problema de gestão do período de ponta de  inverno. As margens de operação reduzem-se por toda a parte, devido aos encerramentos de centrais (gás, energias nucleares), da intermitência das energias renováveis ou do desenvolvimento retardado das redes. O potencial de importação para a Bélgica reduz-se por conseguinte à uma ninharia face ao que pode precisar.

No caso de inverno suave, os nossos vizinhos podem esperar passar um inverno tranquilo. Se não for o caso, a situação será muito mais complicada de gerir. Na França, RTE, o gestor da rede de electricidade também preveniu: estaremos na mesma situação que os Belgas dentro de dois anos…

________

Ver o original em:

http://www.agoravox.fr/actualites/europe/article/la-belgique-bientot-dans-le-noir-158722

Exit mobile version