por Rui Oliveira
Na Segunda-feira, 18 de Março a Fundação Calouste Gulbenkian recebe pela primeira vez no seu Grande Auditório, às 21h, a notável pianista japonesa Mitsuko Uchida, à frente da Mahler Chamber Orchestra que dirigirá do piano.
Hoje, aos 65 anos, já nada tem a provar a pianista que, tocando desde os três anos no Japão, ganhara em Viena aos 19 anos a Beethoven Competition e viera depois para Londres, de onde desenvolveu a sua carreira, sempre com uma particular preferência por Mozart de quem diz, em entrevista recente «a música de Mozart é a essência da vida humana e torna-se mais bela com o tempo. Fala-nos de formas diferentes em momentos igualmente diferentes. É essa a sua beleza».
Daí que seja natural a relevância que lhe é dada no programa desta noite :
Wolfgang Amadeus Mozart Concerto para Piano e Orquestra nº 17, em Sol maior, K. 453
Béla Bartók Divertimento, Sz. 113
Wolfgang Amadeus Mozart Concerto para Piano e Orquestra nº 25, em Dó maior, K. 503
Eis como Mitsuko Uchida concilia a direcção da orquestra (aqui a “Salzburg Camerata”) com a sua execução pianística na gravação integral de um outro concerto de Mozart, o Concerto para Piano e Orquestra nº 20 em Ré menor, K.466 :
Para ver o programa em pormenor : http://www.facebook.com/events/234008926736470/
Numa co-produção Institut français du Portugal, Embaixada do Reino de Marrocos, com o apoio da Antena 2 e da Fundação Calouste Gulbenkian, entre outras entidades, o programa que se irá ouvir inclui obras de :
Béla Bartók – Mikrokosmos, selection des cahiers 5 et 6
Béla Bartók – 2ème Elégie, op.8/b
Béla Bartók – 2ème Fantaisie, extrait des Quatre pièces pour piano
Béla Bartók – Scherzo, extrait des Quatre pièces pour piano
Claude Debussy – Images, 2ème cahier
Alexander N. Scriabin – Deux poèmes, op.32
Alexander N. Scriabin – Sonate nº4 en Fa dièse majeur, op.30
Ouçamos aqui como Marouan Benabdallah interpretou a primeira peça do programa, Mikrokosmos de Béla Bartók na “Arthur Rubinstein Piano Competition” em Tel Aviv em Maio de 2011 :
São três histórias curtas. Três personagens que se cruzam num mesmo drama. Três janelas sobre a ignorância, a estigmatização e a solidão face à negação da doença (HIV Sida). Uma trilogia na qual a narração se articula em torno de personagens que se assemelham a nós ou com as quais nos poderíamos ter cruzado um dia. Uma ficção que coloca as palavras no lugar de silêncios envergonhados.
É este o seu filme-anúncio :
Por último, ainda na área do cinema, « A arquitectura é olhada na Cinemateca Portuguesa − diz o seu programa deste mês −, na semana de 18 a 22 de Março, cujas sessões das 19h30 propõem uma série de filmes de Heinz Emigholz sobre obras desenhadas por importantes arquitectos modernistas, nomeadamente por Rudolph Schindler (imagem junto), Bruce Goff, Adolf Loos, Louis Sullivan, Friederich Kiesler e Robert Maillart. Mostrados pela primeira vez na Cinemateca, estes filmes fazem parte de uma série intitulada “Architektur als Autobiographie”, em que a arquitectura é filmada como uma “autobiografia” de quem a desenhou.
Criador multifacetado, Emigholz é um cineasta cujos primeiros filmes datados da década de setenta, revelavam já o seu diálogo com a arquitectura e uma reflexão sobre a paisagem e sobre o espaço.
O programa encerra com uma sessão de novos trabalhos em vídeo de Sérgio Taborda, autor desta proposta. Dialogando com os filmes de Emigholz, os vídeos de Taborda complementam uma outra série, mostrada em Janeiro de 2012».
Nesta Segunda-feira, 18 de Março, na Sala Luís de Pina, às 19h30, é projectado “Schindlers Häuser” (“Casas de Schindler”) de Heinz Emigholz (Alemanha, 2007 – 99 min, legendado em inglês) que mostra quarenta edifícios concebidos pelo arquiteto austro-americano Rudolph Schindler entre 1931 e 1952. Aluno de Otto Wagner e de Adolf Loos, e profundamente influenciado por Frank Lloyd Wright, o seu trabalho na Califórnia é um exemplo admirável da arquitectura moderna.
A programação do ciclo está em http://www.cinemateca.pt/programacao.aspx?ciclo=248
(para as razões desta nova forma de Agenda ler aqui ; consultar a agenda de Sábado aqui)


