ASSOCIAÇÃO 25 DE ABRIL – CONFERÊNCIA “NOS BASTIDORES DA REVOLUÇÃO” – SEGUNDA-FEIRA, 24 de MARÇO, às 18 horas –

40 anos de revolução

Cara(o)s associada(o)s

No âmbito da evocação que vimos fazendo das principais reuniões da conspiração que nos levou ao 25 de Abril, vamos evocar a última dessas reuniões – 24 de Março de 1974.

Já depois do 16 de Março, a Comissão Coordenadora promoveu uma reunião com mais alguns oficiais do Movimento, em casa do capitão José António Candeias Valente, em Oeiras.

Reunião muito importante, pois aí foram redefinidas as responsabilidades da Direcção e da Comissão Coordenadora.

Com a transferência compulsiva do Vasco Lourenço para Ponta Delgada, a Direcção ficou reduzida ao Vítor Alves e ao Otelo Saraiva de Carvalho.

O primeiro passou a ser responsável pela área política, o segundo pela área operacional.

Para a ligação avançaram o Sousa e Castro e o Pita Alves, já pertencentes a essa área, sob coordenação de Vasco Lourenço.

Pressionados pelo “desastre” do 16 de Março, com vários militares presos, foi decidido – tal como aprovado na reunião de Cascais, em 5 de Março – avançar paraa preparação e execução do golpe militar, sem esquecer a necessidade de elaboração de um programa político.

“Decretado” silêncio, sem mais reuniões a “bola” ficou nos pés do Vítor Alves e do Otelo. E que bem a jogaram!

Pois bem, é essa reunião que vamos evocar com a conferência “Nos Bastidores da Revolução”, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Juntamos, de novo, os elementos sobre a referida Conferência, contando com a vossa participação.

Cordiais saudações

Vasco Lourenço

Nome: Conferência “Nos Bastidores da Revolução”

Data e hora: Segunda-feira, 24 de Março, 18 horas
Local: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Avenida de Berna, 26C 1069-061 Lisboa)

Entrada Livre

Às 18 horas, no Auditório 1 da Torre B, organizamos, em parceria com a Associação 25 de Abril, a Conferência “Nos Bastidores da Revolução”, com:

General Otelo Saraiva de Carvalho
Comandante Ramiro Soares Rodrigues
Coronel Nuno Santos Silva

A sessão, que junta militares do Exército, Marinha e Força Aérea que viveram e construíram a revolução, trará à FCSH uma oportunidade privilegiada para ouvir, na primeira pessoa, histórias, estratégias e pormenores que antecederam a Revolução dos Cravos.

É também inaugurada a exposição “40 anos de Liberdade”, que vai estar patente nos pisos 0 e 1 da Torre B durante o próximo mês.

Fazemos Abril.

Leave a Reply