Últimos dias para visitar a exposição ‘Império do Medo. Escravatura e Tráfico Negreiro’ que está em exibição no Centro de Cultura e Intervenção Feminista (CCIF/UMAR) em Lisboa, Alcântara. Com a curadoria de Ana Maria Calçada e comissariada por Alfredo Caldeira, Fátima Sá, Isabel do Carmo, Patrícia Alves, Paula Cabeçadas e Raquel Santos, esta pode ainda ser visitada, gratuitamente, nos seguintes dias:
- 27 e 28 de Junho 2022,das 11h às 13h e das 14h às 18h
Esta exposição, tal como consta na sinopse, procura dar “um contributo sobre factos e circunstâncias: a ESCRAVATURA e o percurso na sua abolição em Portugal e no mundo”.
A mostra, rememora “o tráfico negreiro, a sua violência e circunstâncias, mas também a luta porfiada das vítimas e de quantos se lhe opunham”.
Classificando a Escravatura como um “verdadeiro império do medo”, a exposição recorda que cerca de 12,5 milhões de africanos foram traficados para as Américas, e reflecte sobre as heranças desse passado criminoso.
“Na sequência da escravatura, seguiram-se anos de colonialismo, discriminação ou segregação, que deixaram um rastro de racismo estrutural nos países que foram potências escravocratas e/ou colonizadoras”.
Aguardamos a vossa visita!
Clique em:
Até 28 de Junho // Exposição ‘Império do Medo’ no CCIF/UMAR
CONTACTOS:
Rua da Cozinha Económica, Bloco D, 30-M e 30-N, Empreendimentos Alcântara-Rio 1300-149
