Site icon A Viagem dos Argonautas

GIRO DO HORIZONTE – 25 DE NOVEMBRO – por PEDRO DE PEZARAT CORREIA (reedição de texto de 2019)

 

Reeditamos hoje, com a permissão do autor, o Giro do Horizonte de Pedro de Pezarat Correia publicado há cinco atrás, em 25 de Novembro de 2019, aqui em A Viagem dos Argonautas. Entretanto, a propósito das comemorações do 25 Nov na AR, PPC conferiu à LUSA uma entrevista justificando a sua recusa a estar presente, que reproduzimos no fim deste post. 

 

 

 

A propósito das comemorações do 25 Nov na AR, Pedro de Pezarat Correia concedeu à agência LUSA uma entrevista justificando a sua recusa a estar presente, que a seguir reproduzimos:

«O general Pezarat Correia disse à Lusa ter declinado o convite para participar na sessão solene por considerar que “o 25 de Novembro que se está ali a comemorar não é o 25 de Novembro” em que ele próprio participou.

“Sou contrário a esta celebração, como a de todas as datas fraturantes. Fala-se que se pôs um ponto final num confronto, quando do outro lado estavam todos presos ou saíram para o exílio”, afirmou.

Para Pezarat Correia, “a democracia conseguiu-se não por causa do 25 de Novembro, mas apesar do 25 Novembro”.

“Logo a seguir, em Abril de 1976, aprovou-se a Constituição revolucionária e as conquistas estavam lá, embora depois disso ela tenha sido adulterada e abandonada por força do processo que se foi seguindo”, afirmou, acrescentando que a Constituição também “foi aprovada não por causa do 25 de Novembro, mas apesar do 25 de Novembro”.»

Exit mobile version