FALECEU JOÃO MARQUES – A HOMENAGEM de JÚLIO MARQUES MOTA – A HOMENAGEM de A VIAGEM DOS ARGONAUTAS + “CONVIDANDO À PRÓXIMA CRISE FINANCEIRA”.
joaompmachado
Insira um título
Na sequência do que acima escreveu Júlio Marques Mota A Viagem dos Argonautas dirige à família de João Marques e ao Diário de Coimbra os mais sentidos pêsames. A seguir publicamos o link para A Arte do Engano (1), o último artigo de João Marques publicado neste blogue, precisamente ontem:
E a seguir, em homenagem a João Marques, publicamos Convidando à Próxima Crise Financeira, uma selecção e montagem de Júlio Marques Mota, que faz parte da série que está a ser publicada neste blogue às 19 horas (21 horas) por Francisco Tavares.
A riqueza de informações do texto agora citado leva-nos a que reproduzamos aqui um longo excerto:
“As diferenças na riqueza entre as famílias de rendimento elevado e as famílias de baixa e médio rendimento estão nos níveis mais altos já registados. Embora as famílias de baixa e médio rendimento tenham experimentado ganhos de riqueza nos últimos anos, estes não são suficientemente grandes para compensar as perdas que essas famílias suportaram durante a Grande Recessão. Assim, em 2016, a riqueza mediana de famílias de baixa rendimento era de 42% menos do que em 2007 e a riqueza mediana de famílias de renda média era 33% menor. Na verdade, o património líquido dessas famílias em 2016 – $10800 para famílias de baixa rendimento e $110100 para famílias de rendimento médio – era comparável aos níveis de 1989.
A experiência de famílias de alto rendimento é muito diferente. As suas perdas durante a recessão foram menores e a sua recuperação foi mais forte. Em 2016, as famílias de alto rendimento tinham uma riqueza mediana de $810.800, ou 10% a mais do que antes da recessão de 2007. Além disso, a riqueza mediana de famílias de alto rendimento tem estado ao seu mais alto nível desde que a Reserva Federal começou a coletar esses dados em 1983. Como resultado, a recessão impulsionou a desigualdade de riqueza entre famílias de alto rendimento e famílias de baixa e médio rendimento nos mais altos níveis registados. Em 2016, a riqueza mediana de famílias de alto rendimento era sete vezes superior à das famílias de rendimento média, uma proporção que duplicou desde 1983. As famílias de alto rendimento também têm 75 vezes o valor da riqueza de famílias de baixa rendimento em 2016, em comparação com 28 vezes a riqueza correspondente em 1983”