FALECEU JOÃO MARQUES – A HOMENAGEM de JÚLIO MARQUES MOTA – A HOMENAGEM de A VIAGEM DOS ARGONAUTAS + “CONVIDANDO À PRÓXIMA CRISE FINANCEIRA”.

Insira um título

Na sequência do que acima escreveu Júlio Marques Mota A Viagem dos Argonautas dirige à família de João Marques e ao Diário de Coimbra os mais sentidos pêsames. A seguir publicamos o link para A Arte do Engano (1), o último artigo de João Marques publicado neste blogue, precisamente ontem:

https://aviagemdosargonautas.net/2018/09/21/a-arte-do-engano-setembro-1/

E a seguir, em homenagem a João Marques, publicamos Convidando à Próxima Crise Financeira, uma selecção e montagem de Júlio Marques Mota, que faz parte da série que está a ser publicada neste blogue às 19 horas (21 horas) por Francisco Tavares.

 
https://www.nytimes.com/2018/08/25/opinion/economy-financial-crisis.html

Notas: a escala é logarítmica para mostrar as mudanças de percentagens comparáveis. As estimativas do PIB são feitas pelo Congressional Budget Office.

A riqueza de informações do texto acima citado leva-nos a que reproduzamos aqui um longo excerto:

th. the new york times Homenagem - IX

Figura 1

O PIB efetivo e o PIB potencial antes de e depois da crise financeira de 2007 – 2008

  Homenagem - VIII Homenagem - X       Homenagem - XI Homenagem - XII https://www.frbsf.org/economic-research/publications/economic-letter/2018/august/financial-crisis-at-10-years-will-we-ever-recover/ Homenagem - XIII th. the new york times

Nota do tradutor

A riqueza de informações do texto agora citado leva-nos a que reproduzamos aqui um longo excerto:

“As diferenças na riqueza entre as famílias de rendimento elevado e as famílias de baixa e médio rendimento estão nos níveis mais altos já registados. Embora as famílias de baixa e médio rendimento tenham experimentado ganhos de riqueza nos últimos anos, estes não são suficientemente grandes para compensar as perdas que essas famílias suportaram durante a Grande Recessão. Assim, em 2016, a riqueza mediana de famílias de baixa rendimento era de 42% menos do que em 2007 e a riqueza mediana de famílias de renda média era 33% menor. Na verdade, o património líquido dessas famílias em 2016 – $10800 para famílias de baixa rendimento e $110100 para famílias de rendimento médio – era comparável aos níveis de 1989.

A experiência de famílias de alto rendimento é muito diferente. As suas perdas durante a recessão foram menores e a sua recuperação foi mais forte. Em 2016, as famílias de alto rendimento tinham uma riqueza mediana de $810.800, ou 10% a mais do que antes da recessão de 2007. Além disso, a riqueza mediana de famílias de alto rendimento tem estado ao seu mais alto nível desde que a Reserva Federal começou a coletar esses dados em 1983. Como resultado, a recessão impulsionou a desigualdade de riqueza entre famílias de alto rendimento e famílias de baixa e médio rendimento nos mais altos níveis registados. Em 2016, a riqueza mediana de famílias de alto rendimento era sete vezes superior à das famílias de rendimento média, uma proporção que duplicou desde 1983. As famílias de alto rendimento também têm 75 vezes o valor da riqueza de famílias de baixa rendimento em 2016, em comparação com 28 vezes a riqueza correspondente em 1983”

RAKESH KOCHHAR AND ANTHONY CILLUFFO, How wealth inequality has changed in the U.S. since the Great Recession, by race, ethnicity and income Pew Rsearch Center. Disponível em: http://www.pewresearch.org/fact-tank/2017/11/01/how-wealth-inequality-has-changed-in-the-u-s-since-the-great-recession-by-race-ethnicity-and-income/  
Homenagem - XV Homenagem - XVI Homenagem - XVII Homenagem - XVIII Homenagem - XIX

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: