Pentacórdio para Segunda 22 de Outubro

por Rui Oliveira

 

 

   Na Segunda-feira 22 de Outubro o Centro Cultural de Belém, numa iniciativa conjunta com outras entidades (nomeadamente a Casa de Camilo de S. Miguel de Seide) decidiu comemorar os 150 anos da publicação do Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco.

   O ciclo «CCB no CCB – Camilo Castelo Branco : As paixões juvenis e o Amor de Perdição» conta com uma vasta programação, que vai da literatura ao cinema, passando por mesas-redondas, conferências, debates com professores e estudantes, programas musicais, uma feira do livro e duas exposições e que se encerra em Lisboa a 27 de Outubro.

   Para tal convida o público neste vídeo sugestivo e original :

 

 

   Na abertura do ciclo serão inauguradas duas exposições :

   Uma na Galeria CCB intitulada “Júlio Pomar: Estudos para O Romance de Camilo de Aquilino Ribeiro” que inclui os diversos desenhos e ilustrações daquele pintor (como este retrato junto do escritor) para tal livro, a qual se prolonga até 19 de Janeiro.

   Outra no Centro de Reuniões, uma exposição da iconografia e bibliografia camilianas da Casa de Camilo de nome “Versões de um Amor de Perdição” que encerra a 31 de Outubro.

   Também na Sala Almada Negreiros, às 17h45, uma conferência de Maria Alzira Seixo com o título “O Livro das intensidades” será seguida por uma Mesa-Redonda onde participarão Isabel Rocheta (moderadora), Helena C. Buesco, Abel Barros Baptista, Jorge Filipe da Ressurreição e Rui Lage.

 

   À noite, às 21h, é exibido no Pequeno Auditório do CCB o filme Amor de Perdição, feito por Georges Pallu (1921) para a Invicta Filmes, com banda sonora ao vivo de Nicholas McNair e interpretado por Pato Moniz (Tadeu de Albuquerque), Alfredo Ruas (Simão Botelho), Brunilde Júdice (Mariana), Irene Grave (Teresa de Albuquerque) e António Pinheiro (João da Cruz).    Eis um excerto na posse da Cinemateca Nacional :

 

 

   Por curiosidade assinale-se que o programa Prós e Contras da RTP 1 desta Segunda 21 de Outubro às 22h será sobre Camilo Castelo Branco e realizado por Fátima Campos Ferreira.

 

 

   Na mesma Segunda 22 de Outubro, há na Sala dos Espelhos do Palácio Foz, com entrada livre, dois concertos vespertinos no âmbito de “ O Som do Mundo da Fala Portuguesa”, ambos Recitais de Canto e Piano, a saber :

   Às 18h, Kathleen Berger soprano, Katherine Marriot mezzo-soprano, Andrea Teixeira piano e Joe Coronado piano abordarão compositores cujos nomes não foram ainda divulgados.

   Às 19h30, o cantor brasileiro Márcio Ivens voz (acompanhante de Amália Rodrigues numa digressão a França em 1990) e Raul Camacho piano entoarão canções tradicionais brasileiras.

 

   À noite, pelas 21h30 numa iniciativa da Embaixada da Rússia, o Recital de Piano de Mikhail Yanovitsky (na foto) piano, (aluno de Voskresensky em Moscovo e de Seymour Lipkin na Juilliard School of Music em Nova Iorque, doutorado pela Temple University em Scriabin), terá peças de Alexander Scriabin e Claude Debussy.

 

 

   O Goethe-Institut de Portugal, no âmbito do Ciclo Filho Único, faculta às 18h30 desta Segunda 22 de Outubro (e com entrada livre) um ensaio aberto da Orquestra do Sei (o concerto final tem lugar a 25, às 21h30).

   O músico Sei Miguel é visto “como um artista com capacidades e qualidades excepcionais e … (o som) da sua orquestra – contínua, coerentemente trabalhada e em expansão, no sentido de edificar uma obra que una vários vocabulários, focos sociais e direcções artísticas numa música vibrante e humanamente harmónica “  irá ter aqui a sua estreia numa formação alargada, abarcando músicos de vários campos e meios, do jazz, ao rock, à electrónica e à composição contemporânea, numa hibridização de formas, timbres e mecanizações que têm vindo a ser matéria essencial do meio criativo de Sei Miguel.

   Temos um excerto do seu timbre numa presença em 2011 na ZDB :

 

 

 

 

   Prossegue nesta Segunda-feira 22 de Outubro o Doclisboa’12 – Festival  Internacional de Cinema e nele destacamos, como debate, a primeira mesa redonda a realizar no Fórum Debates da Culturgest, às 14h30, sobre “RTP e o Serviço Público de Televisão” (com entrada livre).

   Diz a organização que o debate deve incidir “por um lado, sobre a continuidade de um serviço público de televisão e, por outro, sobre a continuidade de um trabalho específico de relação entre a televisão e a produção de documentários. Começar-se-á por identificar e analisar as consequências desta situação, bem como as suas implicações sociais e políticas”.

 

   Da programação propriamente dita destacaríamos, no cinema Londres, às 16h15, “Age is…” de Stephen Dwoskin,  “uma meditação sobre a experiência subjectiva e os conceitos culturais de envelhecer. Uma ode à textura, beleza e singularidade de rostos e silhuetas em envelhecimento, um poema hipnótico feito de observações longas de detalhes minúsculos…”.

 

   Dentro da Retrospectiva Chantal Akerman, ressalta na Cinemateca (Sala Dr. Félix Ribeiro) às 19h, “Je, tu, il, elle”(1975), a sua provocadora primeira longa-metragem onde Akerman “interpreta uma jovem sem rumo que deixa o isolamento auto-imposto para embarcar numa viagem que conduz a romances solitários com um camionista e uma antiga namorada … é o seu filme sexualmente mais audacioso”.

   A par é projectada a sua primeira curta-metragem , o burlesco “Saute ma Ville” (1968) que pode ser vista aqui http://youtu.be/jx2RNzl-p3Q .

   A longa-metragem, para quem não tenha acesso (sempre aconselhável) à Cinemateca, reproduzimo-la na sua versão integral, uma generosidade dos novos media :

 

 

 

(para as razões desta nova forma de Agenda ler aqui ; consultar a agenda de Sábado aqui )

 

 

 

1 Comment

Leave a Reply