APRESENTAÇÃO DA ARGONAUTA JOANA DOMINGUES

Joana  Raquel Dias Domingues nasceu em 1986 na Covilhã. Qualificada academicamente nas áreas de Recursos Humanos, Marketing, Relações Publicas, Sociologia, Psicologia, Mediação Intercultural, Técnica de Migrações, está, desde Setembro de 2012, a estagiar numa empresa internacional sediada em Salamanca no âmbito do Programa Leonardo da Vinci. Vamos saber mais sobre o seu percurso.Imagem1

Além de estar a fazer o estágio nesta empresa internacional agora, anteriormente vinha-me dedicando à investigação participando em projectos como o de avaliação das agências AMICS da Comunidade Valenciana (agências de mediação para a integração e convivência social) Dediquei-me também à investigação da internacionalização académica e cientifica:  O estágio em Genebra, no contexto do mestrado, veio ao encontro dessa mesma linha onde investiguei sobre os impactos psicosociais da migração nas carreiras cientificas (sobretudo de portugueses que se encontravam a trabalhar no CERN, ONU e universidades, a quem dirigi as entrevistas.)  O meu estágio ainda de licenciatura foi na Universidade da Corunha (no quadro do programa Erasmus) foi dedicado à investigação da internacionalização académica.

Participei ainda num projeto dedicado às trajectórias de investigadores portugueses.  (queria salientar que quando coloco no currículo que dei aulas na universidade, foi no contexto de convite para apresentação dos projetos e investigações que levava a cabo, e não como professora) Quando estive na Universidade Católica de Lille, também no contexto do mestrado internacional em migrações, foi possível desenvolver o modulo de mediação intercultural, e fiz também um estagio com jovens imigrantes da cidade de Lille, onde prestava apoio psicosocial aos jovens e fazia acompanhamento dos mesmos.

O meu gosto pela psicologia e sobretudo pelo tema da personalidade veio a desenvolver-se assim que entrei no mestrado Internacional em migrações, pois este era impartido no departamento de personalidade, avaliação e tratamentos psicológicos, pelo que além de ser um mestrado multidisciplinar  tinha uma grande carga de psicologia, e foi aí que desenvolvi o meu gosto pela área. Alias o próximo artigo que estou a redigir é sobre isso mesmo, personalidade. A principal finalidade deste mestrado é converter o aluno que o faz em um técnico de migrações, para além de um mediador intercultural (que é um dos módulos). Esse era o grande debate na altura que fiz o mestrado, inculcar e divulgar a profissão do técnico de migrações, (uma vez que não é o mesmo que mediador intercultural) gostaria de por isso poder vir a divulgá-la também.

Em relação a leituras preferidas, não sou muito de seguir romances nem  novelas e etc., sou mais dada a leituras esporádicas de revistas, por exemplo a Psychologies e tambem gosto das revistas de Investigación y Ciencia: dentro delas gosto especialmente da revista Mente y Cerebro.(http://www.investigacionyciencia.es/)  Mas a nível sociológico posso destacar a minha preferência pelo sociólogo Erving Goffman. Talvez a nível de cinema possa dizer algo mais de mim: gosto dos filmes de Woody Allen, e tambem gosto de Pedro Almodovar, especificamente um dos meus filmes preferidos é Volver, de Pedro Almodovar. A nível nacional gosto muito do filme Jaime, de António Pedro Vasconcelos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s