APRESENTAÇÃO DO ARGONAUTA CÉSAR PRÍNCIPE

 

César PríncipeCésar Príncipe nasceu em 1942 em Vilar da Veiga (Gerês). Especializou-se em Jornalismo Político/Ciências da Comunicação/UP (Pós-Graduação) pela Universidade do Porto. Colaborou em órgãos de informação regionais e nacionais, bem como em programas radiofónicos e televisivos. Foi redactor principal do Jornal de Notícias. Ainda no quadro jornalístico, divulgou as Artes Plásticas Portuguesas, desde o séc. XV à actualidade, cooperando na formação de novos públicos numa área tradicionalmente elitizada. Também na vertente de crítico de Arte, tem contribuições espalhadas por catálogos, monografias e programas audiovisuais.

No âmbito institucional, exerceu funções de representação na Empresa, no Sindicato e na Comissão da Carteira de Jornalista, bem como em associações culturais.

Participou com textos em espectáculos da Seiva Trupe: ‘Um Cálice de Porto’, ‘Porto do Século’, ‘O Casamento’. Proferiu numerosas conferências e dinamizou colóquios.

No campo cívico, empenhou-se no combate democrático. Em 1974, um mês antes da Revolução de Abril, interveio, em Estocolmo, na Conferência Mundial dos Acordos de Paz sobre o Vietname.

Principais obras: Correio Vermelho, Lvcíadas, Ementas do Paraíso, Anti-PU, Na URSS a Convite de Deus, Crónicas Imprudentes, Festas & Funerais, Os Segredos da Censura, Curso de Chiens de Garde. Escreveu textos para a companhia Seiva Trupe.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s