APRESENTAÇÃO DO ARGONAUTA VASCO DE CASTRO

Vasco de Castro

Vasco de Castro, nasceu em 1935 em Vila Real, Trás-os-Montes.

Escritor, cartoonista e pintor, é sócio correspondente da Academia Nacional de Belas-Artes desde 1992. Filho do poeta trasmontano Afonso de Castro, frequentou o Curso de Direito da Universidade de Lisboa (fez parte da direcção da respectiva associação de estudantes), participando activamente nas lutas académicas da época.

Entre 1961 e 1974, esteve exilado em Paris, colaborando em jornais e revistas, nomeadamente nos jornais Le Monde e Le Figaro. A partir de 1962, colaborou também no jornal L’Humanité. Em 11970 a 1972 participou nas Bienais de Desenho de Humor de Montreal. De regresso a Portugal, em 1974, fixou-se em Lisboa e continuou a colaborar na imprensa com textos e cartoons. Com uma posição política próxima da extrema-esquerda, foi um dos fundadores do jornal diário Página Um.

Entre a sua obra publicada, destacam-se os livros Montparnasse, mon village (1985),Fotomaton (1986), Leal da Câmara (1996) e Montparnasse até ao esgotamento das horas(2008). Em 2012, na Casa Fernando Pessoa, expôs uma colecção de obras sobre Fernando Pessoa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s