APRESENTAÇÃO DO ARGONAUTA RUI DE OLIVEIRA

Apresentamos hoje Rui de Oliveira, um dos colaboradores mais assíduos de A Viagem dos Argonautas, encarregando-se da organização da agenda cultural do blogue – o “Pentacórdio” – uma rubrica-âncora com numerosas consultas. Imagem1

Nasceu em Lisboa, em 1935 e é licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Foi assistente da cadeira de Higiene e Medicina Social (demitido em 1962 por motivos políticos); especialista em Patologia Clínica pela Ordem dos Médicos; presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos (1972/74), mandato interrompido pelo Ministério das Corporações. Desde 1972 foi Sub – Chefe e Chefe de Serviço do Instituto Bacteriológico Câmara Pestana, para o qual foi eleito Sub – Director até 2005.

No seu percurso cívico e político foi membro fundador da Comissão Pró – Associação dos Estudantes de Medicina de Lisboa, Secretário-Geral das Reuniões Inter-Associações (1959-60), activista da Comissão Democrática Eleitoral (C.D.E.) em 1969 e 1973, delegado do interior às II e III Conferências da Frente Patriótica de Libertação Nacional (Praga, 1963 e Argel, 1964), membro da Direcção do P.R.P. (de 1974 a 78),  membro da Comissão Central da candidatura à Presidência de Otelo Saraiva de Carvalho (1976) e da candidatura de Maria de Lurdes Pintasilgo (1986).

One comment

  1. Alfredo Casal Ribeiro

    Ainda tive a honra de trabalhar com o Dr. Rui Oliveira no IBCP, desde 1976 a 1980, era eu na altura contínuo desse saudoso Instituto, que tinha nos seus quadros médicos como o dr. Evaristo Ferreira, Gustavo Nobre, entre outros
    Na altura era dirigido pelo Professor Torres Pereira.
    Lembro-me (se a memória não me atraiçoa) de termos ido reunir com o secretário de estado de então, no governo de Lurdes Pintassilgo, para debatermos a reestruturação do quadro / carreiras do Instituto, em que eu participei ( tinha então 21 anos de idade) como um dos membros eleito pelos trabalhadores nessa comissão, onde estava incluído o dr. Rui Oliveira e outros elementos.

    Um grande e saudoso abraço.
    Alfredo Casal Ribeiro

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.