AS RAZÕES DA CRISE NA EUROPA. ANÁLISE DO CONTEXTO GLOBAL E DAS RESPOSTAS POSSÍVEIS À DRAMÁTICA SITUAÇÃO ACTUAL – 5. PEQUENOS FLASHES SOBRE A ITÁLIA EM CRISE –UMA MONTAGEM DE TEXTOS SOBRE DOCUMENTOS QUASE TODOS ELES OFICIAIS – por JÚLIO MARQUES MOTA – 5.2. SALÁRIOS EM ITÁLIA

Falareconomia1

Selecção, tradução, nota introdutória e organização por Júlio Marques Mota, a partir de estatísticas oficiais

mapa itália

5.2. Salários em Itália

Para uma melhor clarificação do que nos dizem estes números vejamos o tetxo síntese de um estudo sobre salários na Itália:

O salário médio italiano é de 1.325 euros

Mas 7 milhões ganham abaixo dos 1.000 euros por mês

O salário líquido médio mensal de um trabalhador italiano em 2013 é de 1.327 euros, mas há mais de  7 milhões de trabalhadores que ganham abaixo do limite de mil euros, em especial os jovens. Trata-se de dados publicados por um estudo da Fisac-Cgil sobre a “crise de salários”.

«Um jovem licenciado, mediamente precário, diz-nos Agostino Megale, ganha um valor que oscila entre os 800 e 1.000 euros por mês até aos 35 anos. Além disso há mais 7 milhões de pensionistas a receberem menos de 1.000 euros por mês “.

E se o salário líquido se confirma ser bem pouco mais de 1.300 euros por mês, a comparação com o de um trabalhador alemão é implacável: este último, como se sublinha no citado estudo, «ganha uma média de 6 mil euros a mais um ano». Entre os mais afectados pelo problema dos salários, estão os jovens. Megale denúncia, na verdade, que um jovem dos anos 70 ganhava em média 10% acima do que a média nacional ganhava enquanto que durante os anos da crise actual ganha 12% a menos».

O rendimento disponível entre 2000 e 2013 marca uma baixa de cerca de 8.300 euros para as famílias dos trabalhadores, contra um ganho de 3.142 euros para os profissionais e empresários. Diz a Cgil com base num estudo que o machado fiscal se abateu sobre os salários, provocando um verdadeiro “colapso “: se a tributação de 2013 sobre o rendimento do trabalho fosse a de 1980, o salário mensal líquido teria sido aproximadamente 1.600 euros em vez de pouco mais dos 1.300 de agora.

Leave a Reply