Balanço do Encontro Imaginário 154 e nº 100 com PARTICIPAÇÃO da SOCIEDADE CIVIL
Correspondendo a várias sugestões do nosso público, iniciámos neste 5 de Fevereiro a repetição de alguns Encontros que foram realizados há 5 anos. Refresca –se a memória e dá-se a conhecer aos novos públicos alguns êxitos do passado.
O recomeço não podia ser mais feliz.
Foi o EI nº 100, recordámos a polémica de Humberto Delgado contra Salazar em 1958 na campanha para eleições da Presidência da República. Resultado manipulado e falso, o general Delgado forçado ao exílio e por fim assassinado por uma brigada da Pide em terras de Espanha. E também aparece Soror Mariana a “ Freira de Beja”, figura romântica e escritora de célebres cartas de amor ao oficial Francês por quem se apaixonou.
Humberto Delgado encontrou no militar de Abril Vasco Lourenço um interprete vigoroso e convicto, símbolo do acordar de uma Oposição que era extremamente passiva.. E Otelo Saraiva de Carvalho desenhou um Salazar cínico, melífluo e jesuítico. Dulce Afonso foi a freira saudosa, infeliz, mas consciente e denunciadora da clausura conventual a que a família a tinha destinado.
Foram unânimes os aplausos do público que esgotou completamente a Sala1.
Na 2ª parte, os actores da Barraca fizeram textos satíricos de Hélder Costa :
– Ruben Garcia – o Ex-Pide ; Adérito Lopes – o Vira-casacas ;
– Samuel Moura – A esperança do Futuro ; Sónia Barradas– A jornalista
– João Maria Pinto interpretou Canções do seu “Cancioneiro do Niassa”
E para terminar com chave de ouro, Maria do Céu Guerra leu o poema Stalinegrado de Drummond de Andrade, comemorando o dia 3 de Fevereiro de 1943, vitória da União Soviética contra as hordas de Hitler, facto determinante para a derrota do Nazismo.
Foi mais uma noite memorável de qualidade artística e de partilha cívica.
***
O próximo Encontro é dia 19 de Fevereiro com o seguinte Elenco
ALEXANDRE O’ NEIL – Carlos Vargas – jornalista ,
MOSSADEGH – Ramiro Rodrigues , militar de Abril
MADAME CHIANG – Teresa Palma Fernandes, professora
RESERVAS: por este mail, encontros_imaginarios@googlegroups.com; em nome de; Helder Costa <costhelder@gmail.com> ou 213965360



