EDITORIAL – JOSÉ SÓCRATES NA RTP

Imagem2Groucho Marx, numa das suas famosas blagues, dizia que a televisão fazia muito pela sua cultura, pois sempre que alguém em sua casa ligava um televisor, ele refugiava-se noutra dependência a ler um bom livro. Numa das suas últimas entrevistas, Luiz Pacheco soltava uma frase contundente – «A televisão é para estúpidos!». Porém, o próprio Pacheco, pouco tempo depois, reconhecia que exagerara e confessou que, tendo um familiar oferecido um televisor, se viciara e passava uma grande parte do dia com os olhos colados no ecrã.

 E a televisão tem um papel central na manipulação das massas. Uma das suas principais missões, consiste em normalizar a anormalidade e de a converter em matéria-prima de programas – os reality shows mostram preferencialmente pessoas com comportamentos primários. Noam Chomsky, nas suas famosas dez famosas estratégias de manipulação, explica que uma delas, a oitava, consiste em estimular o publico a ser complacente para com a mediocridade. Levar o publico a acreditar que é moda ser estúpido, vulgar e inculto…

 Banalizar o crime, misturar os políticos com jogadores de futebol e com actores de telenovelas, faz parte dessa estratégia de promover a estupidez e de elevar a vulgaridade à categoria de valor cultural e comportamental. Ser culto, ou seja, dominar matérias como a filosofia, a aarte, a literatura, torna-se em coisa ridícula, risível.

 Nada nos admiraria que José Sócrates se reabilitasse e voltasse depois à política com uma reputação nova, obtida nas suas intervenções na televisão. José Hermano Saraiva, ministro da Educação de Salazar e salazarista ortodoxo, transformou-se num ídolo popular, O seu papel na crise académica de 1969 foi esquecida dado o seu talento como comunicador. E a José Sócrates poder de comunicação é coisa que não falta.

Vasco de Castro desenhou este cartoon para nós. Sócrates distribuindo jogo. Dando cartas.

Relvas não é tão dotado, mas tudo depende do enquadramento. Qualquer dia ainda o temos como comentador televisivo.

Imagem1

Leave a Reply