A BARRACA – ENCONTRO IMAGINÁRIO Nº 48 – HOJE

Encontro Imaginário n.º 48

REMEXIDO

Remexido

Remexido ou Remechido (como se escrevia no século XIX), nome por que ficou conhecido José Joaquim de Sousa Reis (Estômbar, 19 de Outubro de 1797Faro, 2 de Agosto de 1838) foi um célebre guerrilheiro algarvio, que nasceu no Algarve em 1797, em Estombar.

Era um homem de posses, capitão de ordenanças, além de exercer a função de recebedor do concelho. Estava-se na época da guerra civil, entre liberais e miguelistas ,e  ele era acérrimo defensor de D. Miguel..

Quando o primeiro duque da Terceira invadiu o Algarve, no decurso da Guerra Civil portuguesa, o Remexido escondeu-se na serra algarvia onde, recorrendo a uma táctica de guerrilha e apoiado por serranos, venceu sistematicamente as tropas governamentais. Diversos crimes foram cometidos em seu nome e rapidamente se tornou uma lenda de temor que se espalhou até ao Alentejo. Por fim, foi capturado, levado a Conselho de Guerra e fuzilado em Faro.

BRECHT

 Brecht

Berthold  Brecht (Augsburg, 10 de Fevereiro de 1898Berlim, 14 de Agosto de 1956) foi um destacado dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX. Seus trabalhos artísticos e teóricos influenciaram profundamente o teatro contemporâneo, tornando-o mundialmente conhecido a partir das apresentações da sua companhia, o Berliner Ensemble, realizadas em Paris durante os anos 1954 e 1955.

No final dos anos 1920 Brecht torna-se marxista, vivendo o intenso período das mobilizações da República de Weimar, desenvolvendo o seu teatro épico. A sua praxis é uma síntese dos experimentos teatrais de Erwin Piscator e Vsevolod Emilevitch Meyerhold, do conceito de distanciação do formalista russo Viktor Chklovski, do teatro chinês e do teatro experimental da Rússia soviética, entre os anos 19171926. Seu trabalho como artista concentrou-se na crítica artística ao desenvolvimento das relações humanas no sistema capitalista.

LINCOLN

 Lincoln

Abraham Lincoln (12 de fevereiro de 1809Washington, 15 de abril de 1865) foi um político norte-americano. 16° presidente dos Estados Unidos, posto que ocupou de 4 de março de 1861 até seu assassinato em 15 de abril de 1865.

Lincoln liderou o país de forma bem-sucedida durante a sua maior crise interna, a Guerra Civil Americana, preservando a União e abolindo a escravidão, fortalecendo o governo nacional e modernizando a economia. Com quase nenhum apoio do Sul do País, ele percorreu o Norte e foi eleito presidente. A sua eleição fez com que sete estados escravistas do sul declarassem cisão com a União e formassem os Estados Confederados da América, o que veio provocar a guerra.

Historiadores concluíram que ele conseguiu  sobrepor -se às diversas facções do Partido Republicano, negociando a cooperação dos líderes de cada uma delas pessoalmente no seu gabinete. Sob a sua liderança, a União obteve controle dos estados escravocratas de fronteira durante a guerra, ao mesmo tempo em que ele conseguiu  reeleger -se na eleição presidencial de 1864.

RESERVAS: para este mail, costhelder@gmail.com, ou 213965360. Bilhete 5 €

Leave a Reply