CGTP – A 9 E 10 DE JULHO OS ENFERMEIROS ESTÃO EM GREVE, PELOS SERVIÇOS DE SAÚDE, PELA SUA SEGURANÇA, PELO SNS!

logo

hospitOs serviços de saúde têm hoje menos enfermeiros que há dois anos atrás pondo em causa a qualidade dos cuidados, a sua e a nossa segurança. O GOVERNO pretende despedir enfermeiros!

Os cortes efetuados pelo governo já ultrapassaram em cerca de 300 milhões de euros o que estava previsto. Isto significa que todas as instituições estão a ter cada vez mais dificuldade em dar as respostas que o Sr.(a) precisa e tem direito. O GOVERNO ainda quer “cortar” mais!

Os serviços têm hoje menos enfermeiros que há dois anos atrás pondo em causa a qualidade dos cuidados, a sua e a nossa segurança. O GOVERNO pretende despedir enfermeiros!
Os enfermeiros há muito que têm um horário de trabalho norma de 35 horas semanais porque está provado que esse é o tempo indicado para lhes permitir o descanso físico e psicológico para estarem disponíveis para si, para cuidar de si. O GOVERNO pretende aumentar este horário para as 40 horas, pondo em causa, mais uma vez a sua segurança e a nossa!

Sabia que os enfermeiros por estarem 24 sobre 24 horas nos serviços, por trabalharem por turnos, não terem horas para comer estão mais sujeitos a riscos como: contrair doenças infetocontagiosas, doenças articulares e musculares e cancro no estomago?

Sabia que o aborto espontâneo é mais frequente nas enfermeiras que em qualquer outra profissão?

Sabia que o contacto permanente com a dor, o sofrimento e a morte, a elevada responsabilidade, o medo de errar e das consequências que esses erros podem ter na sua vida ou de um seu familiar ou amigo, a exposição à agressividade, a necessidade de estar em constante aprendizagem fazem com que muitos enfermeiros tenham depressões.

Leave a Reply