MUSEU DA MÚSICA – DEBATE SOBRE ‘MÚSICAS POPULARES E INSTRUMENTOS TRADICIONAIS’ – HOJE

museu da música

Museu da Música - Amadeu-Magalhaes-Fernando-Meireles-Mural-Sonoro_200x171_5831f713439c6785b75fa5f629dcaebcNa 7.ª sessão do ciclo de eventos dinamizado pelo projeto Mural Sonoro o debate decorrerá em torno do tema ‘Músicas Populares e Instrumentos Tradicionais’. Com mediação / apresentação de Soraia Simões, o debate contará com os contributos de Amadeu Magalhães (“Realejo”, músico e formador de cordofones) e Fernando Meireles (construtor de instrumentos). A entrada é livre.

Com dinamização do projeto Mural Sonoro, da investigadora Soraia Simões, em colaboração com o Museu da Música, este ciclo de eventos decorrerá ao longo de 2013, com uma programação onde se incluem conferências, exposições e apresentação de recolhas musicais e etnográficas.

Da autoria de Soraia Simões, o projecto Mural Sonoro pretende constituir um arquivo sonoro onde se incluam instrumentos e relatos de Protagonistas (os Músicos, os Compositores, os Arranjadores, os colecionadores, os artesãos – organologia, materiais, instrumentos, discos) no contexto da música popular de matriz urbana e das práticas coreográficas/performativas associadas a algumas das formas musicais com enfoque na diáspora e migrações. Este projecto está alojado num Portal (www.muralsonoro.com) que reúne conteúdos de vários colaboradores.

Soraia Simões (1976, Coimbra) é pós-graduada em Estudos de Música Popular pelo Departamento de Ciências Musicais e Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa. O seu estudo e trabalhos incidem na cultura popular e nas práticas musicais de países no contexto da diáspora, especialmente a partir do século XX.

Museu da Música – Contactos

Morada:
Estação do Metropolitano Alto dos Moinhos
Rua João de Freitas Branco
Lisboa
1500-359
Portugal
Telefone: + 351 21 771 09 90 – 8
Fax: + 351 21 771 09 99
Informação: geral@mmusica.dgpc.pt

Leave a Reply