LPN – EUROPA: VITÓRIA NA COMISSÃO DE AMBIENTE CONTRA BIOCOMBUSTÍVEIS INSUSTENTÁVEIS

lpn-logo
COMUNICADO DE IMPRENSA

EUROPA: VITÓRIA NA COMISSÃO DE AMBIENTE CONTRA BIOCOMBUSTÍVEIS INSUSTENTÁVEIS

Uma decisão que merece o aplauso da LPN!

A Comissão de Ambiente do Parlamento Europeu votou finalmente uma proposta para que sejam contabilizadas as emissões totais de gases com efeitos de estufa provenientes da produção de biocombustíveis. A proposta aprovada passa a contabilizar novos parâmetros relativos às emissões causadas por alterações indirectas de uso do solo. Depois de anos de discussão com a indústria, a comunidade científica e organizações civis, a Comissão admitiu finalmente, a importância de incluir estes parâmetros. Esta abordagem irá permitir contabilizar mais correctamente quais os sistemas que reduzem realmente as emissões, e quais são os que não o fazem! As utilizações insustentáveis de biocombustíveis têm em muitos casos consequências mais graves do que a utilização de combustíveis fósseis, reflectindo-se além das emissões na alteração e degradação dos solos e na desflorestação.

A Comissão defende assim os interesses dos consumidores, do ambiente e da segurança alimentar. Trata-se de uma posição de grande clareza, uma vez que vem por a nu as falsas premissas da propaganda à volta de mitos criados à volta desta produção de energia. Foi dado um passo em frente para regular os biocombustíveis insustentáveis.

A LPN espera agora que da parte da indústria seja feito o necessário trabalho de adaptação às novas exigências, para que se cumpra esta orientação, que consideramos histórica, da Comissão de Ambiente. O nível de desenvolvimento dos biocombustíveis nos dias de hoje não é suficiente para sustentar uma indústria fortemente subsidiada e que até hoje não forneceu aquilo que prometia (redução de emissão de gases com efeito de estufa e sustentabilidade ambiental).

Aos cidadãos e aos consumidores, compete-lhes estar atentos e informados, e julgar quem contribui de forma voluntária e informada, para a degradação do capital de vida e destruição da segurança alimentar.

Lisboa, 15 de Julho de 2013

A Direcção Nacional da LIGA PARA A PROTECÇÃO DA NATUREZA

Para mais informações:
Ana Marta Paz (Direcção Nacional) – 962156044
João Camargo (LPN Intervenção) – 963367363

Leave a Reply