LPN – PROJECTO LIFE HABITAT LINCE ABUTRE

Logo - lince - abutre

COMUNICADO DE IMPRENSA

Projecto LIFE Habitat Lince Abutre cria corredores ecológicos para o lince-ibérico

20130729_CI_OlivaisColaboração entre olivicultores e o Projecto LIFE Habitat Lince Abutre permite a criação de mais de 55 hectares de corredores ecológicos para promover a conectividade entre áreas de habitat favorável para o lince-ibérico nas Serras de Adiça e Ficalho, na região de Moura, contribuindo activamente para a conservação desta espécie em Portugal.Foi acordado com os olivicultores da região que em determinadas parcelas dos seus olivais não sejam efectuadas intervenções que prejudiquem o desenvolvimento e regeneração da vegetação natural, tais como a colheita de azeitona. Em contrapartida pela consequente perda de rentabilidade, estes agricultores recebem do Projecto LIFE Habitat Lince Abutre um pagamento compensatório por cada hectare de olival afecto à implementação destes corredores.

A recuperação da vegetação nestas áreas, previamente seleccionadas, permitirá aumentar a conectividade da paisagem adequada ao lince-ibérico, facilitando assim a sua deslocação nesta região. Simultaneamente, aumentam-se também as áreas favoráveis à existência de coelho-bravo (assim como de outras espécies de caça menor), presa deste ameaçado felino e que pode constituir um importante recurso económico para as áreas rurais. Espera-se assim que a médio prazo esta medida inovadora contribua para a recuperação do lince-ibérico na região.

O projecto LIFE Habitat Lince Abutre é coordenado pela Liga para a Protecção da Natureza (LPN) e conta com a parceria de diversas instituições públicas e privadas, designadamente o Centro de Estudos da Avifauna Ibérica (CEAI), a Associação Nacional de Proprietários Rurais, Gestão Cinegética e Biodiversidade (ANPC), a Associação dos Jovens Agricultores de Moura (AJAM), a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e o Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS / ISCTE-IUL). Este projecto é co-financiado a 75% pelo Programa LIFE-Natureza da Comissão Europeia.

Para mais informações:
Eduardo Santos, LPN – 964 119 504

Lisboa, 29 de Julho de 2013
A Direcção Nacional da LIGA PARA A PROTECÇÃO DA NATUREZA

Ver: http://habitatlinceabutre.lpn.pt/Homepage/Noticias-e-Eventos/Noticias/News.aspx?tabid=2405&code=pt&ItemID=592

Leave a Reply