MORREU URBANO TAVARES RODRIGUES

Imagem1

Urbano Tavares Rodrigues morreu esta manhã no Hospital dos Capuchos, em Lisboa onde fora internado há três dias. O corpo do escritor estará em câmara ardente a partir das 19h00 de hoje. sexta-feira, na Sociedade Portuguesa de Autores, na Rua de S. Domingos à Lapa, em Lisboa.

Urbano Tavares Rodrigues nasceu em Lisboa no dia 6 de Dezembro de 1923, filho de uma família de grandes proprietários agrícolas de Moura, Alentejo.  Foi aliás em Moura que fez a escola primária. Depois, já em Lisboa  ingressou no Liceu Camões.Licenciou-se na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa onde se licenciou em Filologia Românica, faculdade de que viria a ser Professor.

Militante antifascista desde muito cedo ligado ao Partido Comunista Português, esteve por diversas vezes preso pela polícia política da ditadura salazarista e exilado em Paris. Na sua obra muito vasta, destacam-se os romances e novelas Uma Pedrada no Charco (1957), Nus e Suplicantes (1960), Os Insubmissos (1961),  Imitação da Felicidade (1966), Tempo de Cinzas (1968), todos com várias edições. Mais há a dizer sobre Urbano Tavares Rodrigues e sobre a grande perda que, para o mundo da cultura, a sua morte significa.

Leave a Reply