MUSEU DA MÚSICA – ORQUESTRA PLECTRUM GADITANUM – SÁBADO, DIA 24, às 17 HORAS

Plectrum-Gaditanum_200x149_4d5c9a980ce88babd8bd73b7a496eda1Orquestra de bandurras, alaúdes e guitarras de Cádis, Espanha. Fundada em 2008, esta orquestra é formada por cerca de 20 elementos ligados à música clássica. Estará no Museu da Música para um concerto de apresentação em torno do seu repertório: clássico e popular. Entrada livre.
Dirigida por Dolores González Ponce, a orquestra Plectrum Gaditanum centra-se na música espanhola, desde clássicos como Albéniz ou Tarrega ao pasodoble, destacando os conhecidos números de zarzuela instrumentais e vocais. Parte deste repertório é dedicado também à música latino-americana (tangos e bossa-nova, por exemplo) e ao jazz.
Um dos objetivos da orquestra é a promoção da cultura musical interpretada com instrumentos de cordas tradicionais espanhóis, o que permite o desenvolvimento de repertório específico para este género de agrupamentos. Nesse sentido, há quatro anos que a Asociación Plectrum Gaditanum organiza o Festival de Plectro Bahía de Cádis em El Puerto de Santa Maria, contando nas suas três primeiras edições com conjuntos de orquestra e de câmara de grande interesse, como a Orquesta de la Orden de la Terraza (La Rioja), e solistas de renome internacional, como Pedro Chamorro.
+Info:

Leave a Reply