MOTELx – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE TERROR DE LISBOA – 11 a 15 de SETEMBRO no S. JORGE

header_pt_3

  motelx_07_680x323

O MOTELx – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa tem como objectivo estimular a produção de filmes de terror portugueses, mostrar as melhores obras de terror produzidas internacionalmente nos últimos anos e contribuir para a formação dos públicos mais jovens e para a contextualização da produção recente, através da programação de retrospectivas seleccionadas.

Com vista a concretizar estas metas, o MOTELx concentra em cinco dias a exibição de filmes recentes e clássicos de vários estilos e subgéneros, promove a vinda de convidados internacionais e dá primazia à promoção da única secção competitiva do festival: o Prémio Yorn MOTELx – Melhor Curta de Terror Portuguesa que impulsiona, todos os anos, dezenas de participantes a produzirem curtas-metragens de terror, visando a sua estreia no festival.

Desde a sua primeira edição em 2007, o MOTELx tem exibido filmes provenientes dos quatro cantos do mundo, tendo trazido a Portugal alguns dos maiores nomes do terror mundial, como o brasileiro Zé do Caixão e os norte-americanos George Romero, John Landis, Mick Garris, Eli Roth e Dario Argento.

Em 2011 o MOTELx entrou para a Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico (EFFFF, sigla em inglês) e, a partir de 2012, a curta vencedora do Prémio MOTELx passou a receber o Méliès d’Argent, ficando seleccionada para competir pelo Méliès d’Or Melhor Curta-Metragem Europeia, atribuído anualmente pela Federação.

MOTELx, onde o terror é bem-vindo.

CTLX
A entidade organizadora do MOTELx é o CTLX Cineclube de Terror de Lisboa, uma associação cultural sem fins lucrativos com sede em Lisboa – NIF/NIPC 508 528 232.

Leave a Reply