CINECLUBE DO PORTO – CICLO DOCUMENTAL SAAL – de 27 de SETEMBRO a 11 de OUTUBRO de 2013

logo-blog

I2ADS – NEA / FBAUP apresenta, em colaboração com o Cineclube do Porto, um ciclo de cinema onde se pretende lançar um olhar reflexivo sobre o Projecto SAAL em Portugal, no âmbito do Programa “Bridging fissures, building engagement — INTERVENÇÃO PARTICIPADA NA CIDADE”. No final das sessões (exceto na primeira) haverá um espaço de comentário/debate com a presença de convidados.

Auditório da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

21h30 | Entrada livre

27 de Setembro | 4 de Outubro | 11 de Outubro

O SAAL

O Serviço Ambulatório de Apoio Local (SAAL) foi um programa estatal, lançado durante o I Governo Provisório pelo arquiteto Nuno Portas que, entre 1974 e 76, desenvolveu, por todo o país, ações de renovação urbana destinadas a mitigar as graves carências habitacionais de que as classes populares da sociedade portuguesa padeciam. […] Na sua declaração de princípios, o SAAL convidava os moradores a participarem na resolução dos problemas habitacionais, salientando o seu direito à cidade. Nenhuma operação SAAL era iniciada sem que fosse apresentada junto das autarquias a expressão organizada da vontade popular. […]

Os residentes escolhiam os seus representantes nas “brigadas”, grupos de trabalho que integravam técnicos sociais, engenheiros, arquitetos e populares das zonas de intervenção. O seu objetivo era efetuar o levantamento das necessidades no terreno e concretizar as soluções necessárias para resolver os problemas identificados ao nível do alojamento. Simultaneamente, ao longo da sua existência fugaz, o SAAL catalisou diversas experiências de participação e activismo comunitário, dinamizadas a partir dos processos de realojamento, integrando aspetos culturais, económicos e políticos.

 in O Processo SAAL e a Arquitectura no 25 de Abril de 1974

José António Bandeirinha, Imprensa da Un. Coimbra (2007

saal

1 Comment

  1. I trսly love үoսr site.. Pleasant colors & theme. Ɗiɗ
    yoou develop this amazing site youгѕelf?
    Ƥlease reply back as I’m looking to create
    mү vеry own site and want to knoѡ whbere you got thiѕ from or
    justt աhat the theme іs named. Kudos!

Leave a Reply