A BARRACA – ENCONTRO IMAGINÁRIO Nº 60 – DANTON, MACHADO SANTOS e KENNEDY – HOJE

Encontro Imaginário n.º 60

No dia 22 de Novembro de 1963 o mundo caiu numa enorme perplexidade : o presidente Kannedy tinha sido assassinado  em Dallas, no Texas.

No próximo Encontro Imaginário quisemos assinalar essa efeméride pela importância simbólica de ainda não se ter esclarecido quem teriam sido os mandantes do crime – o que diz bem sobre a natureza do regime desse dito símbolo do “ país livre” – , e porque esse corte abrupto de uma carreira que, em alguns casos, se revelava promissora, lançou milhões de progressistas  Norte- Americanos numa orfandade  de que ainda não se livraram.

Fazem companhia a Kennedy outras 2 figuras prematuramente assassinadas : Danton, herói da Revolução Francesa, vítima do fanatismo  do “incorruptível” Robespierre, e Machado Santos, o militar que audaciosamente tomou as rédeas da insurreição que levou ao triunfo da República Portuguesa, alvo de um complot Monárquico mascarado de agitação anarquista na noite de 19 de Outubro de 1921, conhecido por “ Noite Sangrenta”.

 

Danton

danton

O primeiro participante deste Encontro é DANTON, advogado , político e figura destacada do início da Revolução Francesa de 1789 .Pertencia com Marat e Camille Desmoulins, ao grupo que reunia no distrito de Cordeliers  de onde  saíram os sans-culotte, a  população mais pobre composta por artesãos, aprendizes e proletários.

Teve várias divergências, defendendo a substituição de Luis XVI e não a sua abdicação, com os fuzilamentos de Republicanos no Campo de Marte, refugiei –se em Inglaterra, mas quando voltou foi o procurador da Comuna de Paris e conseguiu impor a resistência à ofensiva prussiana .

Deputado de Paris , opunha-se a Robespierre, pelo seu estilo cego e autoritário. Criou o  movimento dos indulgentes, lutando contra a violência anti-religosa, e contra os mais radicais,  para travar o Terror que ia dividindo os Franceses.

Acabou por ser  julgado e executado respondendo à acusação que só lamentava ir antes dessa ratazana Robespierre.

 

Machado Santos

 Machado Santos

MACHADO SANTOS, foi um militar e político português, considerado o fundador da República Portuguesa pelo denodo com que se bateu na Revolução de 5 de Outubro de 1910 e depois na defesa do regime contra a intentona monárquica de 22 a 24 de Janeiro de 1919 em Monsanto.

Conspirador e agitador corajoso e de constante actividade, organizou e participou em muitos golpes e conspirações, acabando por ser fusilado na “ Noite Sangrenta” em 19 de Outubro de 1921,  na mesma noite em que assassinaram : o primeiro ministro António Granjo, Carlos da Maia, o chefe da abordagem ao cruzador D. Carlos, o Almirante Botelho de Vasconcelos , Freitas da Silva, entre outros…

 

Kennedy

John Kennedy

John Kennedy  foi  presidente dos Estados Unidos   de 1961 até ao seu assassinato em 1963. Durante o seu governo houve a Invasão da Baía dos Porcos, a Crise dos mísseis de Cuba, a construção do Muro de Berlim, o início da Corrida espacial, a consolidação do Movimento dos Direitos Civis nos Estados Unidos e o início da Guerra do Vietnam.

O seu assassinato  no dia 23 de Novembro  de  1963 em Dallas no Texas continua  envolvido em mistério. A comissão Warren que investigou a sua morte foi completamente contestada nas suas conclusões. Os suspeitos são a indústria de guerra e armamento que queria intensificar a guerra do Vietnam, os racistas que continuavam a querer vingar a derrota da guerra da Secessão, os donos do petróleo do Texas com negócios clandestinos com Hitler, e até aparece como suspeito o então vice-presidente Lyndon Johnson.

Leave a Reply