COMO VAI SER O NOSSO BLOGUE EM 2014

a viagem

Vamos, de hoje até ao fim do ano, dizer como vai ser A Viagem dos Argonautas no próximo ano. Todos os dias, às 8:30, teremos um espaço dedicado ao que faremos em 2014. Em termos de filosofia, de princípios continua a ser válido tudo o que dissemos no editorial de 1 de Agosto de 2012

https://aviagemdosargonautas.net/editorial-de-1-de-agosto-o-mito-de-sisifo/

«A Viagem dos Argonautas defende a democracia e a justiça social. Está ao serviço dessas ideias e é um espaço plural onde se debatem conceitos e se discutem soluções. Não aceitamos dados adquiridos nem aceitamos o que é «politicamente correcto» – essas são as rotas que conduzem a um «pensamento único» que condenamos. Tudo pode e deve ser discutido, contestado, posto em causa. Porém, a primeira e mais importante das nossas regras é a de uma exigência absoluta de respeito por quem, procurando objectivos idênticos, aponta caminhos diferentes». Posto isto, vamos então a dizer como será a programação-tipo a partir de Janeiro de 2014.

Digamos, desde já, que não vai haver transformações radicais. As coisas correm bem, não há motivos para proceder a mudanças profundas. Comecemos então pelas manhãs. É um bloco com informações culturais, teatro, cinema, literatura, música – além dessas notas informativas, as rubricas integradas neste bloco são:

logotipo-as-nossas-mc3basicas11[1]Às 7:00 – As nossas músicas, secção organizada por Lídia e Luís Rocha. É uma rubrica com visitantes fiéis. Não existe a preocupação de ostentar conceitos vanguardistas – apenas o de registar e recordar melodias que fizeram época e foram traauteadas pelos jovens e pelos menos jovens de então. Uma maneira agradável de começarmos os dias, esta que a Lídia e o Luis nos proporcionam.

poesiaamanhecerÀs 8:00 – Poesia ao amanhecer, as escolhas poéticas de Manuel Simões. Sequências antológicas que um poeta, ensaísta e professor de Língua e Literatura portuguesa nos proporciona, com selecções pesadas em balança de prata e servidas matinalmente a quem connosco viaja. Privilegiando a poesia de língua portuguesa, esta é uma rubrica que, de 2ª a 6ª feira, muito enriquece o nosso blogue.

logc3b3tipo-um-cafc3a9-na-internet1[1] Às 9:00 horas  – Um café na Internet – secção organizada por João Machado. Esta rubrica funciona com dois andamentos – de 2ª a 6ª inclui mini-contos de Fernando Correia da Silva. Aos sábados e domingos, publica outros autores, como, por exemplo, André Brun.

Às 10:00 horas – Livro & Livros, com colaboração de diversos argonautas – Clara Castilho, José Brandão, Inês Figueiras, Carlos Loures, Manuel livro&livros1Simões,João Machado… Ocupa-se do livro enquanto acepção substantiva e dos livros. Sinopses, resenhas e recensões críticas. Não centra a sua atenção em novidades, falamos muitas vezes de livros que só podem ser comprados em alfarrabistas. E damos preferência a livros escritos ou editados por argonautas.

Imagem2Às 11:00 horas – Contos & Crónicas Todos os dias publicamos um conto ou uma crónica- Experimentalmente, em Dezembro, temos estado a publicar contos de sete colaboradores – a equipa que se prevê para Janeiro é constituída por Adão Cruz, António Sales, Carla Romualdo, Catarina Pereira, José Magalhães, Margarida Ruivaco e Sérgio Madeira. Cada contista ou cronista publica sempre no mesmo dia da semana.

Este é o bloco de posts da manhã – entre as 7 e as 11 – música, poesia, livros, ficções e crónicas. Continuamos amanhã.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: