CHARLES CHAPLIN DEIXOU-NOS NUM DIA DE NATAL

Charles Chaplin foi um dos maiores comediantes da história do cinema e, não sendo propriamente um revolucionário, era um democrata, um socialista. Não eracharlie-chaplin[1] crente –  “Por uma simples questão de sensatez, não acredito em Deus. Em nenhum”. E, tendo coexistido a sua época de maior actividade profissional com o advento dos regimes totalitários e depois da guerra que essas ideologias provocaram, sofreu nos Estados Unidos  a tirania de uma política repressiva ditada pela psicose anti-comunista – em todas as situações, Chaplin foi fiel às suas convicções. Vamos, em traços largos, lembrar a sua biografia.

Nasceu em Londres em 1889 num família de artistas de music-hall. Com catorze anos, interpretou o seu primeiro papel, o de ardina em Sherlock Holmes, papel que representou até 1906. Foi palhaço em Fun Factory. Em Outubro de 1912 emigrou para os Estados Unidos, com outros actores britânicos, tais como Arthur Stanley Jefferson,  conhecido como Stan Laurel, o «Estica» da dupla «Bucha e Estica». Em 1919, fundou o estúdio United Artists com Mary Pickford, Douglas Fairbanks e D. W. Griffith. Apesar de o sonoro ter surgido em 1927, Chaplin só em 1930 aderiu à nova técnica . Tempos Modernos foi sonorizado, embora quase não haja diálogos. Charlot, numa das cenas finais canta num restaurante uma canção em mímica. O Grande Ditador (The Great Dictator, 1940) foi o seu primeiro filme com diálogo. Era uma sátira a Adolf Hitler e ao fascismo que reinava na época. Foi filmado e lançado nos Estados Unidos um ano antes da entrada do país na Guerra. O papel de Chaplin era duplo: o de Adenoid Hynkel, clara alusão ao nome de Hitler, e de um barbeiro judeu. Hitler era um grande fã de filmes, e sabe-se que ele tenha visto o filme duas vezes (segundo registos de seu cinema particular). Quando soube do Holocausto,  Chaplin lamentou ter brincado com o regime nazi.

Chaplin sempre foi progressista, embora moderado. Em alguns dos seus filmes essa tendência era notória principalmente Tempos Modernos (Modern Times, 1936), crítica à situação da classe operária e dos pobres em geral. Quando do período da «caça às bruxas», foi incluído na «lista negra» de Hollywood. Chaplin, ao dizer que iria viajar para Inglaterra com sua mulher, em 1952, foi ameaçado de confisco de seus bens pelo governo americano. A sua atitude foi surpreendente: disse que poderiam vender tudo. Quando quis regressar aos EUA foi proibido pelo Serviço de Imigração, com a cassação do visto, acusado de “actividades anti-americanas”, na época do macarthismo, num processo encabeçado por J. Edgar Hoover. Decidiu então ficar na Europa, escolhendo a Suíça como local de exílio.

A primeira nomeação para o Oscar foi em 1929. Chaplin fora nomeado como melhor realizador de comédia e melhor actor em The Circus, mas a Academia de Hollywood, para o humilhar, atribuiu-lhe um prémio especial pela “versatilidade e excelência na actuação, guião, realização e produção”. Chaplin não levava a sério estes prémios considerando-os uma mistificação comercial. Soube-se que a estatueta que ganhara em 1929 a usava para impedir uma porta de se fechar. A Academia de Hollywood, quando este pormenor foi divulgado, deu largas à sua ira e talvez assim se perceba por que razão Luzes da Cidade e Tempos Modernos, considerados dos melhores filmes de todos os tempos, nunca estiveram na lista da Academia. O Grande Ditador (1940) recebeu nomeações como melhor filme, melhor actor, melhor guião e música original, mas não foi premiado. Em 1952, Chaplin ganhou o Oscar de melhor música para filme dramático por Luzes da Ribalta (Limelight, 1952). O seu último filme foi A Condessa de Hong Kong, de 1967.

One comment

  1. Maria de sa

    *No acreditando em Deus no tem nenhuma importncia -acreditava nos valores humanos e este tema foi ,sem dvida ,*

    *A maior mensagem humana deixada como herana - de lamentar que os filmes de Chaplin no sejam repostos -muito ensinariam at a estes polticos de tigela rasca -Maria *

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