CASA DA ACHADA – OFICINA DE CARTAZES, O AMOR DA PINTURA, CINEMA com O EXÉRCITO DAS SOMBRAS, O ENTERRO DO BACALHAU, BRUXELAS CIDADE DE EXÍLIOS

Microsoft Word - 26 FEV-5 MAR 14

Apresentação da obra Bruxelas, cidade dos exílios de Helena Cabeçadas, editada pela Chiado Editora. Com a participação de Ana Benavente e Ana Sousa Dias.

 

 

Nos domingos de Março vamos fazer cartazes a pensar que temos o 25 de Abril aqui à porta.

Cartazes feitos usando tesouras, cola, pincéis e tinta, lápis e marcadores, ideias, desejos e vontades. Cartazes para procurar, incomodar, descobrir, dizer, imaginar, chamar e transformar.

Para todos a partir dos 6 anos.

18h30 – Leitura comentada, com projecção de imagens, do capítulo «Paul Éluard e os pintores» de O amor da pintura de Claude Roy. Quem lê é Eduarda Dionísio.

21h30 – Cinema com O exército das sombras (1969, 139 min.) de Jean-Pierre Melville. Quem apresenta é Filomena Marona Beja.

Durante as oficinas de Fevereiro estivémos a preparar o enterro do bacalhau. Fizémos máscaras e fatos, escrevemos e musicámos quadras, pensámos como faríamos o desfile. E é no dia 5 de Março, às 18h, que parte da Casa da Achada e que vamos andar pelo bairro.

Vamos queimar o Entrudo
Com versos de pé quebrado
Pois se o mundo ficar mudo
Não poderá ser mudado

HÁ TAMBÉM MAIS COISAS PARA VER E LER DURANTE O HORÁRIO DE ABERTURA (2ª, 5ª e 6ª das 15h às 20h, sábados e domingos das 11h às 18h):

  • EXPOSIÇÃO «MÁRIO DIONÍSIO – 50 ANOS DE PINTURA»
    Trata-se de uma exposição de dezenas de obras de Mário Dionísio que mostra o seu percurso como pintor, de 1942 (primeiras pinturas) a 1993 (data da sua morte).
    Mário Dionísio foi pintor figurativo nos anos 40 e 50 e pintor abstracto a partir de 1963.
    Visitas guiadas à exposição por Eduarda Dionísio todos os sábados, às 11h30.
  • BIBLIOTECA E MEDIATECA DA ACHADA
    A Biblioteca da Achada tem secções de Literatura, Arte, Cinema, Teatro, História, Ciência, Literatura Infanto-Juvenil, etc…
    A Mediateca da Achada está em fase de catalogação. Para já, começam por estar disponíveis os filmes que temos vindo a projectar nos nossos ciclos de cinema.
    O catálogo da Biblioteca e Mediateca está disponível na internet, aqui.
    E agora vamos ter polos da Biblioteca aqui no bairro. Já podem visitar e ler livros no polo do restaurante Alcaide, na Rua de São Cristóvão.
  • LIVROS LIVRES
    No terreno em frente à Casa da Achada, desde que não chova, é só entrar, escolher, sentar-se um pedacinho ou a tarde inteira a folhear ou a ler. Para continuar, levar o livro começado ou a começar, e era bem bom deixar outro para o próximo que vier. Hoje mesmo ou amanhã.
    E, para além de livros que se podem levar e trocar, há uma pequena feira do livro todos os sábados, se o clima permitir.

EM QUALQUER DIA, COM MARCAÇÃO É POSSÍVEL CONSULTAR:

  • CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
    Constituído pelo arquivo de Mário Dionísio e pela sua biblioteca e de Maria Letícia Clemente da Silva (mais de 6000 volumes e mais de 200 publicações periódicas).
    O catálogo pode ser consultado na internet, aqui.

QUEM QUER EXPERIMENTAR TEATRAR?

  • GRUPO DE TEATRO DA ACHADA
    Quem quer experimentar usar a voz e o corpo para dizer coisas com ou sem palavras? O grupo, com F. Pedro Oliveira, ensaia todas as terças-feiras às 21h e nas quartas-feiras às 14h30.

E, PARA QUEM QUISER E PUDER, PODEM AJUDAR A CASA DA ACHADA:

Leave a Reply