CAMPANHA: POR UMA MINURSO COM COMPETÊNCIAS NA VIGILÂNCIA DOS DIREITOS HUMANOS
Envia uma carta ao Conselho de Segurança para que na Resolução que renovará o mandato da Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO) sejam incorporadas competências na vigilância dos direitos humanos.
Em finais de abril de 2014, tal como todos os anos, o Conselho de Segurança da ONU renovará o mandato da MINURSO (Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental). Trata-se da única missão de paz das Nações Unidas sem competências na vigilância dos direitos humanos, e por todos são conhecidos os abusos das autoridades marroquinas contra a população saharaui que vive nos territórios ocupados.
Foi lançada uma campanha unitária para conseguir que esta realidade seja alterada na próxima votação do Conselho de Segurança. O movimento solidário internacional deve dar seguimento a esta campanha e apoiar ao máximo a sua difusão.
http://asoc.umdraiga.com/campana-de-cartas-al-consejo-de-seguridad-de-naciones-unidas/
SUBSCREVE e AJUDA A DIVULGAR
A sua carta-pedido chegará à:
Presidência do Conselho de Segurança da ONU em abril: Nigéria
Membros permanentes: China, França, Federação Russa, Reino Unido, EUA
Membros não permanentes: Argentina, Austrália, Chile, Jordânia, Lituânia, Luxemburgo, República da Coreia, Ruanda, Chade
Espanha, embora não seja membro do CS, será consultada por ser parte no conflito, na sua qualidade de potência administrante.
RECOLHA DE ASSINATURAS TAMBÉM ATRAVÉS do AVAAZ.ORG
Relatórios de organizações de direitos humanos que apoiam a inclusão da vigilância dos direitos humanos entre as competências da MINURSO:
– “El Oasis de la Memoria” – Hegoa.
http://www.saharalibre.es/datos/modules/Downloads/TOMO_I.pdf
– “Nowhere to turn” – Robert F. Kennedy Center for Justice and Human Rights.
http://rfkcenter.org/images/attachments/article/1884/NowhereToTurnLoRes.pdf
– “DERECHOS PISOTEADOS PROTESTAS, VIOLENCIA Y REPRESIÓN EN EL SÁHARA OCCIDENTAL” – Amnistia Internacional.


