TEATRO NACIONAL SÃO CARLOS – CCB – DIAS DA MÚSICA EM BELÉM – MUDAM-SE OS TEMPOS – 2, 3 e 4 de MAIO

ccb_centroculturaldebelém_diasdamúsica

 

DIAS DA MÚSICA

CONCERTO CORAL
3 de maio de 2014, 14h

João Domingos Bomtempo
A Paz da Europa

João Paulo Santos
piano

Ana Franco
soprano

Maria Luisa Tavares
meio-soprano

Bruno Almeida
tenor

Rui Baeta
barítono

Coro do Teatro Nacional de São Carlos

Giovanni Andreoli
direcção musical


Poucas informações possuímos sobre esta obra de João Domingos Bomtempo. É decerto a primeira obra que o compositor escreve ao regressar a Lisboa em 1814, sendo estreada em Junho do mesmo ano, provavelmente com o compositor ao piano. A partitura foi posteriormente editada pela casa Clementi de Londres e embora a primeira página anuncie Para Orquestra ou Forte Piano, não se encontram notícias de alguma vez ter existido uma versão orquestrada da obra.

Como quase todas as obras de circunstância o texto em que se baseia não é de grande qualidade literária e deve ser lido tendo em conta os acontecimentos relacionados com as Guerras Peninsulares e a partida da nossa corte para o Brasil. Aliás a intenção da Cantata não se resume em glorificar a Aliança Luso-britânica, a vitória sobre os exércitos de Napoleão e o regresso da paz à Europa. Também nos podemos aperceber da vontade de fazer saber ao futuro rei D. João VI, que se encontrava ainda no Rio de Janeiro como Príncipe Regente (D. Maria I só morrerá em 1816) o desejo de o ver regressar a Portugal.


bilhetes online

CONCERTO SINFÓNICO
3 de maio de 2014, 18h

Giuseppe Verdi
Abertura de A Força do Destino

Alexandre Delgado
Verdiana

Giuseppe Verdi
Sinfonia da ópera Nabucco

Richard Wagner
Prelúdio do I Acto de Lohengrin, de Nuno Côrte-Real:
Que Cavalos São Aqueles Que Fazem Sombra no Mar, op.44

Richard Wagner
Abertura de Os Mestres Cantores de Nuremberga
Orquestra Sinfónica Portuguesa

Rui Pinheiro
direcção musical


Neste concerto, a Orquestra Sinfónica Portuguesa evocará dois dos maiores compositores de todos os tempos: Giuseppe Verdi e Richard Wagner.

Ambos viveram durante o século XIX, preconizando, porém, estilos e estéticas perfeitamente distintos. Afirmaram-se como referências incontestáveis da história da música.

Além de trechos de obras sobejamente conhecidas como a Abertura de La forza del destino ou o Prelúdio do I ato de Lohengrin, serão executadas duas composições encomendadas pela Fundação Centro Cultural de Belém a Alexandre Delgado e a Nuno Côrte-Real.

A primeira é baseada numa das árias da Traviata de Giuseppe Verdi – È Strano! – Ah, Fors’è Lui, e a segunda, baseada na Cavalgada das Valquírias do III ato da ópera Die Walküre de Richard Wagner.

 

 

______

Ver mais em:

Click to access EncartePublicoDiasMusica.pdf

Leave a Reply