PALESTRA DE RACHEL GUTIÉRREZ, 23 DE MAIO, 18H 30M, SOCIEDADE PORTUGUESA DE AUTORES por Clara Castilho

 

3 escritores 4

 

Lembramos a Palestra de Rachel Gutiérrez. Hoje, aqui ficam dois pedacinhos de textos seus, e não dos autores de que ela irá falar. A verdade, é que já pudemos ler muito do que ela aqui nos tem transmitido…A sua obra publicada é vasta, abordando assuntos diversificados. E ao domingo, delicia-nos com um poema, ilustrado com um quadro do pintor Dorindo de Carvalho. Um mimo que nos dão ao chegar ao fim da semana…

Rachel Gutiérrez diz no livro “Narcisismo e Poesia”:

“Nossa cultura, porém, não tolera a ideia da morte e procura escamoteá-la, não aceita o envelhecimento e exalta uma juventude eterna e falsa. Talvez por isso tenham se afastado do imaginário contemporâneo “as energias do silêncio e do invisível”, que alimentam tanto o amor quanto “a palavra inaugural dos poetas” e a própria vida. Pois como a música, que não existe sem suas pausas, a poesia é som e sentido…no silêncio. No silêncio que antecede e sucede as palavras, que as circunda. Do mesmo modo, a morte circunda a vida e o finito é envolto de infinito”.

LIVROS RACHEL

O seu livro “Mulheres – a violência continua” é “um manifesto em defesa da integridade e da dignidade das mulheres. Recorta algumas notícias sobre a violência que elas continuam a sofrer neste início do século XXI, mais de seis mil anos após a instauração do patriarcado, para denunciar a gritante contradição entre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, e a condição feminina no mundo de hoje”.

Leave a Reply