ALTHUM. COM – FUNDAÇÃO ORIENTE – CONCERTOS DE APRESENTAÇÃO DE NOVO CD DE LUÍSA AMARO – ARGVS | MUSEU DO ORIENTE , HOJE E AMANHÃ, DIAS 22 E 23 DE MAIO, PELAS 21H30 – em LISBOA

Logo

Caros amigos,

A compositora e intérprete Luisa Amaro vai apresentar o seu novo trabalho na Fundação Oriente, nos próximos dias 22 e 23 deste mês.

Vai ser um excelente concerto, para o qual gostaríamos de contar com a vossa presença.

Estamos ao dispor para qualquer informação.

Melhores cumprimentos

Maria de Lourdes Pereira

Cultura cultura@althum.com

Mob: (+351) 964 136 639

Skype: maria.lourdes.pereira

Rua Conde de Sabugosa, 7 – 1º Dto

Portugal

1700-115 LISBOA

www.althum.com

 Argvs - II

ARGVS

22 e 23 de Maio | 21.30

Museu do Oriente

LUISA AMARO (guitarra portuguesa); GONÇALO LOPES (clarinetes); ENRICO BINDOCCI (piano); KYRIACOULA CONSTANTINOU (voz). Convidado: ANTÓNIO EUSTÁQUIO (guitolão).

Luisa Amaro, intérprete e compositora pioneira da guitarra portuguesa, tem um novo CD: ARGVS.

Discípula de Mestre Carlos Paredes, que acompanhou em centenas de concertos por todo o mundo, a primeira mulher a gravar como autora e intérprete do emblemático instrumento nacional é acompanhada neste novo trabalho pelo português Gonçalo Lopes (clarinetes), pelo italiano Enrico Bindocci (piano) e pela cantora cipriota Kyriacoula Constantinou.

ARGVS dá-nos assim a ouvir a guitarra portuguesa no contexto de um quarteto internacional. Kyriacoula Constantinou, prémio Anguissola-Scotti 2010 para música de câmara, secção folk (como integrante do Krama Ensemble), reforça com o seu canto em várias línguas (italiano, grego e cipriota) a marca cosmopolita desta obra.

ARGVS propõe-se ilustrar em música e palavras episódios da errância de Ulisses pelo Mediterrâneo e os ambientes culturais a ela ligados: uma aventura musical que se constrói em torno da mítica demanda da Odisseia, sem a ela se limitar. Depois do CD Meditherranios (2009), Luisa Amaro volta assim a propor-nos uma viagem musical pelo grande mar interior da Antiguidade, ontem como hoje território de cruzamento de culturas, trocas materiais e contrabando de sonhos, onde o trânsito dos homens se funde com o pulsar dos mitos: simultaneamente fronteira e ponto de contacto em que qualquer interrogação do passado é ainda uma interpelação ao futuro da Europa. Neste período de incertezas e convulsões, nada é mais actual que as temáticas mediterrânicas em que tão bem se entrosam as identidades do Sul europeu.

Ver: www.argvs.com  |  www.althum.com  |  https://www.facebook.com/luisa.amaro.165

http://www.museudooriente.pt/1937/argvs-de-luisa-amaro.htm

Duração: 60’, sem intervalo
M/3

Bilhetes: 15,00 euros

 

Obrigado ao António Redol

 

 

 

 

 

Leave a Reply