CASA DA ACHADA – O 28 DE MAIO – histórias da História, JOHN BERGER, CINEMA com QUE FAREI EU COM ESTA ESPADA? e O SEGREDO

Microsoft Word - 29 MAI-2 JUN 14

Nesta sessão vamos falar sobre a 28 de Maio de 1926 com Maria Helena Carvalho dos Santos.

Neste ciclo, «histórias da História», conversamos sobre efemérides da História, contemporâneas de Mário Dionísio, pensando sempre também no que se passa hoje. Porque há coisas de que se fala hoje – como a tão badalada «crise» – que não são coisas novas, algumas nunca deixaram de existir, outras ressurgiram em sítios e alturas diferentes.

Nos domingos de Junho vamos trabalhar, de muitas maneiras diferentes, à volta da pintura de Mário Dionísio.

Nesta primeira sessão vamos pintar com a Carla Mota.

E nos outros domingos… 8 JunhoColagens com José Smith Vargas 15 JunhoLeituras com Diana Dionísio 22 JunhoDesenhos com Marta Caldas 29 JunhoFotografia com Youri Paiva

18h30 – Continuação da leitura comentada, com projecção de imagens, de textos de John Berger sobre a pintura de Millet. Quem lê é Manuela Torres.

21h30 – Cinema com Que farei eu com esta espada? (1975, 60 min.) de João César Monteiro, apresentado por Vítor Silva Tavares. Este filme é precedido de O segredo(2008, 26 min.) de Edgar Feldman.

O CORO DA ACHADA CANTA

  • A MALDIÇÃO DE BAKUNINEQuinta-feira, 29 de Maio, 22h Grupo Excursionista e Recreativo «Os Amigos do Minho» (Lisboa)

    O Coro da Achada canta nesta actividade a propósito dos 200 anos do nascimento de Bakunine. Convite de Estados Vádios.

HÁ TAMBÉM MAIS COISAS PARA VER E LER DURANTE O HORÁRIO DE ABERTURA (2ª, 5ª e 6ª das 15h às 20h, sábados e domingos das 11h às 18h):

  • EXPOSIÇÃO «MÁRIO DIONÍSIO – PINTURA A PARTIR DE 1974»Exposição, até ao dia 22 de Setembro, de dezenas de obras de Mário Dionísio que mostra o seu percurso como pintor abstracto, entre 1974 e 1993.

  • BIBLIOTECA E MEDIATECA DA ACHADA

    A Biblioteca da Achada tem secções de Literatura, Arte, Cinema, Teatro, História, Ciência, Literatura Infanto-Juvenil, etc…

    A Mediateca da Achada está em fase de catalogação. Para já, começam por estar disponíveis os filmes que temos vindo a projectar nos nossos ciclos de cinema.

    O catálogo da Biblioteca e Mediateca está disponível na internet, aqui.

    E agora vamos ter pólos da Biblioteca aqui no bairro. Já podem visitar e ler livros no pólo do restaurante Alcaide, na Rua de São Cristóvão, e no pólo do Posto de Atendimento de São Nicolau da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, na Rua da Prata.

  • LIVROS LIVRES

    No terreno em frente à Casa da Achada, desde que não chova, é só entrar, escolher, sentar-se um pedacinho ou a tarde inteira a folhear ou a ler. Para continuar, levar o livro começado ou a começar, e era bem bom deixar outro para o próximo que vier. Hoje mesmo ou amanhã.

    E, para além de livros que se podem levar e trocar, há uma pequena feira do livro todos os sábados, se o clima permitir.

EM QUALQUER DIA, COM MARCAÇÃO, É POSSÍVEL CONSULTAR:

  • CENTRO DE DOCUMENTAÇÃOConstituído pelo arquivo de Mário Dionísio e pela sua biblioteca e de Maria Letícia Clemente da Silva (mais de 6000 volumes e mais de 200 publicações periódicas).

    O catálogo pode ser consultado na internet, aqui.

QUEM QUER EXPERIMENTAR TEATRAR?

  • GRUPO DE TEATRO DA ACHADAQuem quer experimentar usar a voz e o corpo para dizer coisas com ou sem palavras? O grupo, com F. Pedro Oliveira, ensaia habitualmente todas as terças-feiras às 21h e nas quintas-feiras às 14h30. É só aparecer e participar.

QUEM QUISER E PUDER PODE AJUDAR A CASA DA ACHADA:

A Maldição de Bakunine       MD pintura abstracta_Painel 1

Leave a Reply