IDEFF – CONVITE: SEMINÁRIO “UM PROGRAMA SUSTENTÁVEL PARA A REESTRUTURAÇÃO DA DÍVIDA PORTUGUESA” ** 10 DE JULHO DE 2014 ÀS 10H NO ANF. 6 DA FDUL

logo

CONVITE

Seminário “Um Programa Sustentável para a Reestruturação da Dívida Portuguesa

 

É com o maior prazer que o IDEFF e o Observatório sobre Crises e Alternativas (Centro de Estudos Sociais) vos vem convidar para prosseguir o debate sobre a reestruturação da dívida pública portuguesa.

Nesta quinta-feira, 10 de Julho, entre as 10 e 12 e 30, no Anfiteatro 6 da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, será apresentado e debatido Um Programa Sustentável de Reestruturação da Dívida Portuguesa da autoria de Ricardo Cabral, Francisco Louçã, Eugénia Pires e Pedro Nuno Santos.

Os autores elaboraram um programa concreto para a reestruturação da dívida externa portuguesa, fixando três objectivos fundamentais: (1) reduzir o fluxo anual de pagamentos em juros de 4,7mM euros, (2) amortizar toda a dívida pública actual entre 2045 e 2054, e (3) reduzir a dívida externa líquida de modo a garantir o autofinanciamento futuro da economia nacional.

Com este contributo, procura-se que o debate nacional sobre a reestruturação da dívida portuguesa, impulsionado pelas propostas do Manifesto dos 74, passe a confrontar alternativas concretas e realizáveis, apresentando roteiros quantificados e precisos. A preparação e negociação de um programa de reestruturação deste tipo seria a obrigação do governo que defenda a democracia e queira terminar o protectorado.

É para a apresentação e discussão desse roteiro que o convidamos e que contamos convosco e com os amigos que tragam.

Eduardo Paz Ferreira

Francisco Louçã

 

 

Entrada livre sujeita a inscrição prévia e capacidade da sala:


IDEFF – Instituto de Direito Económico Financeiro e Fiscal

217962198 | 961497070

www.ideff.pt | ideff@fd.ul.pt

 

 

Leave a Reply