NESTE DIA ….NASCEU MARIA MONTESSORI

nestedia1

“Todo conhecimento passa por uma prática e a escola deve facilitar o acesso a ela”

 Maria Montessori nasceu em 1870, em Chiaravalle, Itália. Contrariando tudo e todos foi a primeira mulher que se formaou em medicina em seu país, doutorando-se depois na Universidade de Roma. O assunto que mais a interessou foram as crianças a que, na altura se chamavam “anormais. Em 1898, num congresso em Turim, defendeu que os deficientes e anormais precisavam muito menos da medicina do que dum bom método pedagógico pois defendia que a haver melhorias seria através do mestre e não do médico. Decorrente desta ideia, era em escolas que deveriam estar, não em clínicas.

 Montessori  começou por seguir as ideias de Séguin e, para as aprofundar fez viagens de estudo à França e a Inglaterra. Voltando para a Itália, passou a se dedicar à formação de professores para a educação de anormais. A partir da observação das escolas comuns, encontrou muitos defeitos. Começou a experimentar em crianças de evolução regular os procedimentos utilizados na educação dos anormais, iniciando uma metodologia com as suas Casas das Crianças, instituições de educação e vida e não apenas lugares de instrução.

 MARIA MONTESSORI
O espírito da criança formar-se-ia mediante os estímulos externos que precisam ser determinados. A criança é livre na escolha dos objetos sobre que possa agir. Daí, o conjunto de jogos ou material que criou para os jardins de infância e suas lições materializadas para o ensino primário. O método Montessori  apela à actividade, à criação e aplicação, das aCtividades motoras e sensoriais.

Mas nova batalha se avizinhava: tinha que reformar as escolas dos “normais” que funcionavam como máquinas que diminuíam ou esmagavam as crianças. Finalmente, atingiu o seu sonho: em 1911, o método Montessori foi adoptado nas escolas primárias de Itália. Seguiu-se a introdução do método na Suíça, a Argentina, Estados Unidos, Paris, Inglaterra.

Para a confecção do material de que o seu método necessitava duas sociedades, uma de Milão, outra de Roma, se ofereceram para fabricar o material necessário. A baronesa Alicia Franchetti pagou a primeira edição da Pedagogia Científica em que Maria Montessori expunha os princípios e a didáctica do seu método. Nestas escolas: encontram-se crianças s trabalhar em pequenos grupos ou isoladas. Os professores estão lá para ajudar a questões que levantam e orientar. É um método se volta para a vida em comunidade e enfatiza a cooperação

Com a ascensão do regime fascista, porém, ela decidiu deixar o país em 1934. Continuou trabalhando na Espanha, no Ceilão (hoje Sri Lanka), na Índia e na Holanda, onde morreu aos 81 anos, em 1952.

Que vestígios temos da teoria defendida por esta mulher? Os seus livros estão traduzidos em numerosas línguas, entre as quais o chinês e o árabe. Há escolas Montessori em todo o mundo, até no Tibete e no Quénia; na Itália, na Hungria, na Holanda, no Panamá e na Austrália.

Há associações em muitos países. Em Portugal não. Dois colégios declaram-no abertamente. Alguns aspectos da sua metodologia são aplicados noutras instituições, sem o seguirem à risca.

“A tarefa do professor é preparar motivações para actividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois abster-se de interferir”  

 

1 Comment

  1. Ainda estudei em “introdução à Psicologia “esta pedadgoga -sinto-me feliz por me ter ajudado no contacto mesmo com adolescentes na minha terra do outro lado do Mar -Maria

Leave a Reply