CASA DA ACHADA – CICLO DE CINEMA AO AR LIVRE – CIDADES DE CERTAS MANEIRAS – HOJE, 1 de SETEMBRO, “ROMA”, de FEDERICO FELLINI

banner nº 60

 Cinema ao ar livre - Julho-Agosto-Setembro 2014

CIDADES DE CERTAS MANEIRAS
Ciclo de cinema ao ar livre

Segundas-feiras, 21h30

Durante os 3 meses de Verão, o Cinema da Casa da Achada volta ao ar livre. Eram os meses em que, quando havia «férias grandes», aqueles que as tinham partiam das cidades para as praias e para os campos e às vezes também aproveitavam para visitar cidades de outros países.
Este ciclo propõe, sobretudo aos que ficam em Lisboa durante o Verão, viagens semanais, através do cinema, a várias cidades do mundo, vistas de certas maneiras, onde acontece o esperado e também o inesperado.
Melhor, uma longa viagem, com partida de uma cidade imaginada por Fritz Lang (Metropolis) e chegada a outra cidade imaginada, esta por Godard (Alphaville).
Não é um percurso linear e nalguns filmes ou sessões passaremos por mais do que uma cidade. Começaremos por algumas mais distantes (Los Angeles, Nova Iorque, Tóquio, Rio de Janeiro…) e só em fins de Setembro, quando as escolas já começaram, chegaremos a Lisboa, depois de espreitar Alexandria e terras de Europas várias.
Percorreremos assim, além dumas partes do mundo, setenta e cinco anos de cinema e muitas maneiras de o fazer: do cinema mudo dos anos 20 (do século xx) aos primeiros anos do século que estamos a viver.
Pelo menos, 15 cidades existentes (além de 2 imaginadas), que conhecemos ou não conhecemos, que reconheceremos ou não, vistas por 20 olhares de gente que usa a câmara de filmar para olhar, para ver, para descobrir, para inventar, para dizer que sim, para dizer que não. Para existir. Para fazer viver.

Segunda-feira, 1 de Setembro, 21h30
Roma (1972, 128 min., em Roma)
de Federico Fellini
apresentação por Antonino Solmer

Segunda-feira, 8 de Setembro, 21h30
Paris mange son pain
(1958, 17 min., em Paris)
de Pierre Prévert
e Paris visto por… (1965, 95 min., em Paris)
de Chabrol, Godard, Rohmer, Rouch, Douchet, Pollet
apresentação por Sérgio Tréfaut

Segunda-feira, 15 de Setembro, 21h30
A propósito de Nice (1930, 25 min., em Nice)
de Jean Vigo
e Um quarto na cidade (1982, 90 min., em Nantes)
de Jacques Demy
apresentação por António Rodrigues

Segunda-feira, 22 de Setembro, 21h30
António, um rapaz de Lisboa (2002, 116 min., em Lisboa)
de Jorge Silva Melo
apresentador a confirmar

Segunda-feira, 29 de Setembro, 21h30
Alphaville (1965, 99 min.)
de Jean-Luc Godard
apresentação por Saguenail

Leave a Reply