PORTO RECEBE ESPECIALISTAS EM VIOLÊNCIA SEXUAL, DE 3 a 6 DE SETEMBRO

Vai ser no Porto, que se vai realizar a 13ª Conferencia da International Association for the Treatment of Sexual Offenders, acolhida pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

É dedicada ao tema Criminal Policies in Sexual Violence: From research to legislation and treatment, e decorre entre 3 e 6 de Setembro.

_iatso

Após outras conferências realizadas na Cidade do Cabo (2008), Oslo (2010) e Berlim (2012) chegou a vez de recebermos os especialistas sobre este tema.  Esta conferência reúne de dois em dois anos centenas de profissionais especializados na avaliação e intervenção no âmbito da violência sexual cometida por adolescentes e adultos. Psiquiatras, psicólogos, criminologistas, juristas, entre outros profissionais, procuram discutir os mais recentes estudos sobre instrumentos e técnicas de avaliação do risco de reincidência, bem como sobre as melhores metodologias de intervenção e tratamento destes agressores.

Um dos temas em discussão, atendendo às recentes alterações jurídicas no contexto europeu, prende-se com a eficácia do processo de registo e notificação dos agressores sexuais. Dada a relevância do tema foram convidados dois dos maiores especialistas mundiais nesta matéria que procurarão apresentar estudos recentes sobre esta medida: Terry Thomas (University of Leeds, Reino Unido) e Bill Hebenton (University of Manchester, Reino Unido).

Com o tema escolhido para o congresso em Portugal (“Criminal Policies in Sexual Violence: From Research to Legislation and Treatment”) procurar-se-á salientar a necessidade da legislação e da prática profissional se basear em investigações altamente qualificadas, em particular em termos da sua eficácia interventiva/preventiva. Os tópicos em discussão incidem desde as especificidades comportamentais de agressores sexuais adolescentes ou sobre as características de agressores sexuais online, até às novas metodologias de intervenção farmacológica e psicoterapêutica.

As experiências internacionais sobre a eficácia de programas de intervenção psicoterapêutica serão também alvo de especial atenção. Ricardo Barroso (Professor na UTAD e membro português do Comité Científico da IATSO) e Celina Manita (Professora na Universidade do Porto) são os dois investigadores portugueses dentro deste grupo de conferencistas principais.

O evento, o maior congresso mundial nesta área, é organizado em Portugal por investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Departamento de Educação e Psicologia) e da Universidade do Porto (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e, também, da Escola de Criminologia da Faculdade de Direito).

O evento decorrerá nas instalações da Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto de 3 a 6 de setembro de 2014. Outras informações sobre a Conferência podem ser obtidas diretamente no site do congresso http://www.fpce.up.pt/iatso2014/index.html ou ww.iatso.org. Ricardo Barroso (Chairperson of the 13th IATSO Congress – Porto, Portugal).

 

Leave a Reply