HOJE, LANÇAMENTO NO PORTO – Mozart e Siza Vieira no novo livro de Júlio Machado Vaz

livrolivros22

O psiquiatra Júlio Machado Vaz lança hoje, quarta-feira, dia 24 de Setembro, o seu mais recente livro, Era uma vez um professor… A obra é apresentada pelos médicos Jaime Milheiro e Manuel Sobrinho Simões, pelas 18:30 horas, no Centro de Cultura e Congressos da Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos, Porto.

 A 14 de Outubro, Era uma vez um professor… será apresentado em Lisboa, também na Ordem dos Médicos, por Maria de Belém Roseira, antiga ministra da Saúde.  Seguindo a máxima de Abel Salazar «um médico que só sabe Medicina nem Medicina sabe», Júlio Machado Vaz debruça-se sobre pessoas e temas tão diversos como Mozart, José Sócrates e Álvaro Siza Vieira; o amor cortês, a arquitectura e o Serviço Nacional de Saúde.

 Considerando-se, sobretudo, um professor, reúne, nesta obra, um conjunto de textos nascidos de diferentes desafios, onde reflecte sobre o amor e a sexualidade, ontem e hoje, na adolescência ou na velhice, da forma didáctica, científica mas descontraída, que caracteriza o seu discurso.

Imagem1

 Júlio Machado Vaz nasceu a 16 de Outubro de 1949, no Porto.  É médico psiquiatra. Professor auxiliar a título definitivo aposentado e ex-regente de Antropologia Médica no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Membro do Conselho Consultivo da Universidade Lusíada. Membro do Conselho Consultivo da Fundação da Juventude e director técnico da Comunidade de Inserção Eng. Paulo Vallada, para adolescentes grávidas e mães com seus filhos. No mesmo contexto, preside a Direcção da Associação Acolher e Cuidar para a Cidadania, que passará a assegurar o funcionamento da referida comunidade. Director clínico da Comunidade Terapêutica para recuperação de toxicodependentes de Adaúfe, em Braga. Membro da Comissão de Ensino da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica e vice-presidente da mesma sociedade. Participou nos programas de rádio «Sexo dos Anjos» e «A Bela e os Monstros». Nos últimos dez anos, é autor/apresentador de «O Amor é…», na Antena 1. Na televisão, são conhecidos os seus programas «Sexualidades» e «Serralves Fora de Horas». Actualmente, é comentador residente do Porto Canal. Autor dos livros O Sexo dos Anjos, O Fio Invisível, Domingos, Sábados e Outros Dias, Muros, Conversas no Papel, Estilhaços, Estes Difíceis Amores, O Amor é…, Aqui entre Nós, Vinte Anos Depois.

Leave a Reply