O SOU – MOVIMENTO E ARTE FAZ 10 ANOS DIAS 27 DE SETEMBRO

O SOU teve a sua ideia original em 2004 com Vanda Melo e a sua pequena loja nos Anjos cheia de janelas para mostrar a arte a quem passasse…
Anos depois, o SOU cresceu para uma grande cave na Forno do Tijolo, onde se juntaram várias pessoas para criar um grande movimento: aulas, workshops, espectáculos, concertos, feiras, muitas coisas. tudo aconteceu. Criou-se a associação.
Hoje em dia deixamos a cave e passamos para o Intendente, abraçamos o novo “bairro” e com ele exploramos os diversos locais e potencialidades.

229489Contando já com 7 anos de experiência rica e programação variada, SOU destaca-se pela oferta regular de programação e pela sua especificidade formativa, orientada para o desenvolvimento de competências artísticas nos domínios das artes performativas.

Em 2010 o reconhecimento do SOU enquanto espaço de oferta cultural no bairro dos anjos, afirma-se com o Festival AoGosto (criação e produção) e partir da parceria com o Festival Todos (co-produções, acolhimento de programação e ponto e encontro de artistas participantes).

Uma das principais premissas deste espaço é a abertura das actividades a todos. Como tal, os horários e as condições de participação (a maioria das actividades são de entrada livre) têm sido adaptados, de acordo, com uma estratégia de criação e educação de públicos.

As necessidades formativas têm sempre procurado a variedade e coesão dos conteúdos e o reconhecimento do SOU como um lugar de formação artística independente,de qualidade e em permanente desenvolvimento e actualização. Todos os formadores têm um percurso profissional e criativo rico e comprovado, formação e experiência que os qualifica para a actividade pedagógica. Procura-se, sempre incluir a formação nas actividades do espaço. Sendo estas, igualmente pensadas para enriquecer o percurso dos formandos e as relações destes com os formadores (nomeadamente formadores) do SOU. Deste modo, estimulam-se momentos que promovam a partilha de práticas, além do espaço formativo e envolvendo os formandos nessa mesma dinâmica. Esta programação procura, também, acolher colectivos e indivíduos que aqui encontram uma oportunidade de apresentar os seus trabalhos, ideias e criações.

Um dos elementos de diferenciação deste espaço é a sua capacidade de adaptação a diferentes formatos, acolhendo propostas criativas muito diversificadas.

Mais informações em: http://soumovimentoearte.wordpress.com/

Leave a Reply