NESTE DIA… NASCEU O ESCRITOR T.S.ELIOT

nestedia1

Thomas Stearns Eliot (1888 – 1965) foi um poeta modernista, dramaturgo e crítico literário inglês nascido nos Estados Unidos, vencedor do Prémio Nobel de Literatura de 1948. Eliot nasceu em St. Louis, Missouri, nos Estados Unidos, mudou-se para a Inglaterra em 1914 (então com 25 anos), tornando-se cidadão britânico em 1927, proclamando-se através de sua famosa declaração, “an Anglo-Catholic in religion, a classicist in literature, and a royalist in politics“.

Deram-lhe vários títulos honoríficos, diplomas, condecorações e comendas, mas a maior foi  o Prémio Nobel de Literatura que  ganhou em 1948.

eliot
De entre muitas das suas obras, lembremos O Livro dos Gatos, tradução de Júlio Ramos Ramos, Editora Caravela, Lisboa, 1992 (obra original de 1939), com ilustrações de Nicolas Bentley. É composto por quinze poemas com a temática “Gatos”. Cada um dos poemas conta uma história em particular, ou uma característica, de um determinado gato, constituindo metáforas sobre a sociedade. Nicolas Clerihew Bentley ( 1907 – 1978) foi um ilustrador inglês , célebre pelo seu humor bem vísivel nos cartoons que publicou em jornais e revistas.

Durante muito tempo os poemas estiveram esquecidos. Eliot temeu as críticas, pois considerava os poemas fracos e exclusivos para crianças. No entanto, o livro foi um sucesso.

Na década de 1970, já 10 anos após a morte de Eliot, Andrew Lloyd Webber musicou alguns dos poemas e fez uma versão reduzida do musical “Cats”.

 

2 Comments

  1. Bom falar em TSEliot, esse americano mais inglês do que os ingleses, poeta maior,com seus olhos de águia, de visionário da Waste Land, (Terra devastada) ,um dos poemas mais trágicos e belos do século XX. ,
    Poesia cheia de reflexão e de sabedoria. É dessa poesia que precisamos.
    Obrigada, ClaraCastilho!
    abraço da
    Rachel Gutiérrez

Leave a Reply