Danuta Wojciechowska que inaugurou no passado dia 25 de outubro, no Auditório Municipal Augusto Cabrita (v. da Escola de Fuzileiros Navais, Parque da Cidade, Barreiro), “Entre Cores e Palavras” .
Danuta Wojciechowska nasceu no Québec, Canadá. Formada em design de comunicação, na Escola Superior de Design de Zurique (ZHdK), fez uma pós-graduação em educação pela arte no Emerson College, em Inglaterra. Vive e trabalha em Lisboa onde dirige o ateliê Lupa Design.

Em 2003, recebeu o Prémio Nacional de Ilustração. Em 2004, foi a candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen. No mesmo ano, as suas ilustrações foram selecionadas para a Exposição Internacional da Feira do Livro para Crianças de Bolonha. Dinamiza oficinas de ilustração para adultos, jovens e crianças que promovem a criatividade e a literacia visual ligada ao livro infantil.
Descreve-nos assim o propósito da exposição: “Nesta exposição, o público é convidado a iniciar este percurso com a entrada no mundo dos pequenos leitores, onde a ilustração é uma semente da palavra escrita. Seguidamente, percorre-se o universo literário de escritores cujos textos se fundem numa constelação de imagens que unem inteligência e sensibilidade. Por fim, as ilustrações sustêm-se, também, em temáticas prementes: identidade, património, direitos e liberdade, são alguns dos tópicos condutores que concluem este percurso. Mais do que ilustrações encerradas num livro ou expostas numa parede, cada imagem de Danuta representa a expressão da liberdade criativa que a artista oferece a cada um de nós.”
