NA CASA DA MUSICA, no PORTO, DIA 4 DE NOVEMBRO, ÀS 21:00, JORDI SAVALL COM HESPÈRION XXI

sem nomeDia 4 de Novembro, na sala Suggia, inerido no Ciclo Barroco BPI:

“O contacto mais puro e genuíno com as tradições ancestrais da música do Médio Oriente. A incursão de Jordi Savall pela música de Dimitrie Cantemir, príncipe da Moldávia, e pelo seu “Livro da Ciência da Música” deu origem a um dos mais aclamados discos do Hespèrion XXI, editado em 2009. Istambul surge como a cidade onde, no século XVII, confluíram as culturas sefarditas arménias e ocidentais, proporcionando um universo musical fascinante que o músico da Catalunha reproduz reunindo os melhores intérpretes oriundos de cada uma destas regiões”.

imagesCAK65HJW

Tocarão:

Jordi Savall – viola d’arco, lira e direcção musical

Hakan Güngör – kanun

Yurdal Tokcan oud

Haïg Sarikouyomdjian ney e duduk

Dimintri Psonis – santur

Driss El Maloumi – oud

Pedro Estevan percussões

Lembramos que Jordi Savall, músico, compositor e instrumentista de música antiga, renunciou ao Prémio Nacional de Música em Espanha, na categoria de interpretação. E isto porque discorda com o governo discordâncias em relação à política cultural seguida. Para ele, o Estado é responsável pelo “dramático desinteresse e pela grave incompetência na defesa e promoção da arte e dos seus criadores

http://aviagemdosargonautas.net/2014/11/02/jordi-savall-renuncia-ao-premio-nacional-de-musica-de-2014-carta-ao-ministro-da-educacao-do-reino-espanhol/”

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply