DIA 6 DEZEMBRO, DOIS PROGRAMAS NA CASA DA MÚSICA 18:00, ORQUESTRA SINFÓNICA DO PORTO

No primeiro, A Orquestra Sinfónica do Porto irá tocar “A surpresa de Chin”,na Sala Suggia, dia 6 de Dezembro, às 18:00, na Casa da Música.

6.12-c musica

Stefan Blunier direcção musical

Programa:

György Ligeti Lontano, para grande orquestra

Unsuk Chin Grafitti

Sergei Prokofieff Sinfonia nº 5

A carreira da compositora sul-coreana Unsuk Chin, uma das vozes mais originais e consistentes da actualidade internacional, ficará para sempre associada aos seus estudos com György Ligeti. O concerto abre com Lontano, obra de maturidade de Ligeti e verdadeiro ovo de Colombo na reinvenção da polifonia, e inclui a estreia ibérica de uma obra recente de Unsuk Chin que celebra a arte de rua. A estreia da 5ª Sinfonia de Prokofieff foi coroada de sucesso e entusiasticamente acolhida pela crítica. Obra de carácter patriótico, a sua audição mantém hoje em dia o mesmo impacto e capacidade de comunicação com o público.

No segundo, Pedro Miranda cantará, na sala 2, às 22:00

6.12 - pedro miranda

Luís Filipe de Lima direcção musical, violão 7 cordas

Dirceu Leite saxofone tenor , flauta

João Callado cavaquinho

Beto Cazes percussão

 Uma das mais expressivas vozes entre os sambistas da nova geração da Lapa carioca, o cantor e percussionista Pedro Miranda (fundador do Grupo Semente e do Cordão do Boitatá) apresenta as canções gravadas nos seus dois primeiros álbuns, Pimenteira e Coisa com coisa, e ainda algumas músicas do seu próximo CD, Samba Original, em fase de produção. Pimenteira foi considerado por Caetano Veloso um “acontecimento especial em nossa música”. Com o acompanhamento de alguns dos músicos mais experientes do samba carioca, o concerto reproduz o clima informal das rodas de samba cariocas, reunindo géneros variados que vão do samba-chula ao samba sincopado, do choro-canção à embolada.

 

1 Comment

Leave a Reply