“ROTEIRO DOMINGOS REBÊLO” EM PONTA DELGADA A PARTIR DE 15 DE DEZEMBRO NOS PAÇOS DO CONCELHO

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai apresentar publicamente, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro, o “Roteiro Domingos Rebêlo – Ponta Delgada Revisitada”, um projeto desenvolvido pela Autarquia em parceria com o neto do grande Pintor açoriano, Jorge Rebelo.

A apresentação terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Ponta Delgada às 15h00, ao que se segue uma visita ao primeiro de seis mupis informativos permanentes que serão instalados em espaços privilegiados da cidade de Ponta Delgada e representados na sua obra.

transferir
O objetivo deste projeto é divulgar a obra de um dos maiores Pintores portugueses contemporâneos que nasceu em Ponta Delgada em 1891 e faleceu em 1975, mas também homenagear Domingos Rebêlo.
O primeiro mupi, que arranca com o “Roteiro Domingos Rebêlo – Ponta Delgada Revisitada”, ficará instalado no antigo Cais da Alfândega, junto ao edifício da PSP, na Avenida Infante D. Henrique.
Ponta Delgada terá, desta forma, informação permanente sobre a vida e obra de Domingos Rebêlo, cuja formação artística foi feita em Paris (1907-1913), tendo como mestres Jean Paul Laurens (Academia Julian), Léon Bonnat (Academia da Grande Chaumière) e Bernard Naudin (Academia Colarossi). Foi, aliás, em Paris, que conheceu Monet e Rodin, fez amizade com Modigliani, e foi influenciado por Zuloaga e Sorolla.
Ao longo da sua carreira de mais de 60 anos recebeu vários prémios, entre os quais a medalha de prata na Exposição Mundial do Rio de Janeiro (1922), a 1ª medalha da Sociedade Nacional de Belas Artes (1925), a medalha de bronze na Exposição Mundial de São Francisco (1939) e  outros prémios, entre os quais “Rocha Cabral”, “Silva Porto” e “Roque Gameiro”.

Domingos Rebêlo recebeu do Estado português as comendas de Oficial da Ordem de Instrução Pública e Oficial da Ordem de Sant´Iago de Espada, estando representado em mais de 50 Instituições em Portugal e no estrangeiro.

 

Leave a Reply