NO PORTO, NA CASA DA MÚSICA, DIA 16 DE MARÇO, ÀS 17:30 H, CURSO LIVRE DE HISTÓRIA DA MÚSICA – 3º MÓDULO

O 3º Módulo, dirigido por  Paulo Antunes ocorrerá dia 16 de Março, às 17 H 30, dedicando-se a “Música Sacra na tradição luterana”.

sem nome

 A 6ª edição do Curso Livre de História da Música tem encontro marcado com três gigantes da Música Ocidental: Bach, Beethoven e Wagner – a partir dos quais Paulo Ferreira de Castro define a matriz musical germânica. A música sacra encontra os seus maiores monumentos na tradição luterana, tema do segundo módulo leccionado por Paulo Antunes. Daniel Moreira dedica o terceiro módulo a princípios básicos de teoria musical, abordando questões como a estruturação do espaço musical (notas e alturas), do tempo musical (ritmo e métrica), da melodia, contraponto e harmonia. Músicas proibidas é o tema do quarto módulo, no qual Rui Pereira aborda a música dos compositores banidos durante o período do Terceiro Reich.

O curso encerra com três sessões dedicadas ao mito de Fausto na música, tema em que Carlos de Pontes Leça explora as principais fontes literárias desde o século XVI até Goethe, a onda faustiana em Paris no século XIX ou a apoteose goethiana em Mahler, percorrendo exemplos musicais notáveis da autoria de Spohr, Schubert, Wagner, Liszt, Schumann, Boito, Busoni, Schnittke ou Dusapin, entre outros.

Dirigido a públicos com formação nas mais diversas áreas e sem conhecimentos específicos de música, o curso proporciona um enquadramento geral sobre temas diversos da história da música, focando também aspectos extramusicais, promovendo a interdisciplinaridade, recorrendo a exemplos ilustrativos sobre os locais e os protagonistas que marcaram a nossa cultura.

Leave a Reply