NO PORTO, NA CASA DA MÚSICA, DIA 23 DE MARÇO, RODRIGO LEÃO E CURSO LIVRE DE HISTÓRIA DA MÚSICA

O 3º Módulo de formação, que abordará a Música Sacra na tradição luterana será dado por Paulo Antunes, às 17 horas e 30.

 A 6ª edição do Curso Livre de História da Música tem encontro marcado com três gigantes da Música Ocidental: Bach, Beethoven e Wagner – a partir dos quais Paulo Ferreira de Castro define a matriz musical germânica. A música sacra encontra os seus maiores monumentos na tradição luterana, tema do segundo módulo leccionado por Paulo Antunes. Daniel Moreira dedica o terceiro módulo a princípios básicos de teoria musical, abordando questões como a estruturação do espaço musical (notas e alturas), do tempo musical (ritmo e métrica), da melodia, contraponto e harmonia. Músicas proibidas é o tema do quarto módulo, no qual Rui Pereira aborda a música dos compositores banidos durante o período do Terceiro Reich.

O curso encerra com três sessões dedicadas ao mito de Fausto na música, tema em que Carlos de Pontes Leça explora as principais fontes literárias desde o século XVI até Goethe, a onda faustiana em Paris no século XIX ou a apoteose goethiana em Mahler, percorrendo exemplos musicais notáveis da autoria de Spohr, Schubert, Wagner, Liszt, Schumann, Boito, Busoni, Schnittke ou Dusapin, entre outros.

Dirigido a públicos com formação nas mais diversas áreas e sem conhecimentos específicos de música, o curso proporciona um enquadramento geral sobre temas diversos da história da música, focando também aspectos extramusicais, promovendo a interdisciplinaridade, recorrendo a exemplos ilustrativos sobre os locais e os protagonistas que marcaram a nossa cultura.

23.3

RODRIGO LEÃO apresentará “A Vida Secreta das Máquinas”, às 21 horas, na sala Suggia.

Poderá argumentar-se que boa parte da música de Rodrigo Leão é contemplativa e que olha para o interior: da alma do seu compositor, claro, e da alma humana, lidando com emoções, sentimentos, questões universais que nos definem – o amor, a paixão, a vida… Mas um compositor, sobretudo um criador irrequieto como Rodrigo Leão, anda permanentemente em busca de desafios, de novas formas de expressão, de novas paisagens para pintar. E é aí que entra A Vida Secreta das Máquinas.

Este projeto nasceu numa viagem a Goae os primeiros esboços foram feitos com gravações de velhos eletrodomésticos captados com o iphone. E depois ganhou vida maior: no festival LisbOn que decorreu no Parque Eduardo VII, passou pelas ideias que Rodrigo dividiu em palco com OlafurArnolds e tem uma primeira amostranum disco que a revista Blitz trouxe até junto do seu público. Rodrigo Leão fala de um TRABALHOmais ambiental e aponta os obras de BrianEno ou David Sylvian como referencias para as suas explorações que já se haviam de alguma forma manifestado também no álbum A Montanha Mágica. Em palco, os seus teclados electrónicos serão acompanhados por um quarteto de cordas, por Marco Alves em trombone e por João Eleutério em guitarras e mais sintetizadores. Paisagens aventureiras que no CCB marcarão o arranque de um ciclo de concertos que levará o título ClassicWaves e onde se explorará essa intersecção entre os universos electrónico e erudito.

 

Leave a Reply