PRÉMIO LITERÁRIO JOSÉ SARAMAGO 2015 – CANDIDATURAS ATÉ 15 de MAIO de 2015

 

A Fundação Círculo de Leitores para celebrar a atribuição do Prémio Nobel de Literatura a José Saramago em 1998, instituiu o Prémio Literário José Saramago. Sabe-se agora que está aberta a 9.ª edição.

SARAMAGO

A propósito da instituição do Prémio, José Saramago afirmou:

“A Fundação Círculo de Leitores, ao criar este prémio, criou – espero eu que assim seja – um instrumento mais para a defesa da língua. É que, quando nós falamos na língua, estamos sempre a pensar na nossa língua lá fora. Quer dizer, a difusão, a promoção, os leitorados, os cursos, tudo isso lá fora. Mas há que levar em conta que a língua começa por defender-se cá dentro.”

O Prémio distingue uma obra literária no domínio da ficção, romance ou novela, escrita em língua portuguesa, por um(a) escritor(a) com idade não superior a 35 anos. Na última edição do Prémio, atribuído em 2013, o escritor angolano Ondjaki foi o distinguido pelo seu romance Os Transparentes.  Em anos anteriores, foram Paulo José Miranda, José Luís Peixoto, Adriana Lisboa, Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe, João Tordo, Andréa del Fuego. O valor pecuniário do prémio é de 25 mil euros.

As obras a concurso devem ser enviadas até ao dia 15 de maio de 2015. Será atribuído em Outubro de 2015.

 

 

 

Leave a Reply