A COLUNA DE OCTOPUS – Porque é que os aviões caem?

octopus1

Voos diários mundiais

Imagem1

3,3 mil milhões de passageiros por ano, 106 000 voos por dia e apenas 641 mortos em acidentes aéreos em 2014. Mais uma prova de que o avião é o meio de transporte mais seguro? Este é o mito vezes sem conta repetido, mas depende do ponto de vista das estatísticas… Os aviões caem porque não fomos feitos para voar, senão teríamos asas. Não tendo asas a cada acidente aéreo é sempre referido que é o meio de transporte mais seguro, dado o pouco número de vítimas anuais. Além do facto de que considerando todos os meios de transporte, o elevador continua a ser o meio mais seguro, o transporte aéreo é sempre comparado com o automóvel para reforçar esse facto.

Vamos então analisar o transporte aéreo versus o transporte de automóvel.

Claro que em qualquer país as vítimas de acidentes de viação são superiores ao total das vítimas mundiais de acidentes aéreos, mas vejamos os dados de mais perto.  As estatísticas referem sempre o número vítimas em relação aos quilómetros percorridos.  Temos 0,05 mortos anuais e 1,57 mortos por 100 milhão de km percorridos para os aviões contra 1,32 mortos anuais e 1,47 mortos por 100 milhões km percorridos para as automóveis. Constatamos portanto um número de vítimas semelhante.
Portanto para ir de um ponto A a um ponto B temos mais ou menos o mesmo risco de avião ou de carro.

Se tomar-mos em conta o risco de morte pelo simples facto de subir a bordo de um avião ou de subir a bordo do um carro, independentemente da distância percorrida, será mais mais arriscado um ou outro? Temos de ter em conta a distância média percorrida a cada utilização, avião ou carro. A distância média percorrida por um avião é de cerca de 3000 km (6500 para os longo curso e 500 km para os de curto curso). A distância média percorrida de carro é de cerca de 20 km. Temos então a seguinte probabilidade: 1 acidente mortal para cada 1 000 000 de utilizações para os aviões e 1 acidente mortal para cada 10 000 000 utilizações para os carros. Portanto é 10 vezes mais arriscado utilizar um avião do que o carro para se deslocar.  O automóvel mata 1 milhão de pessoas por ano no mundo, o avião 1 000, daí termos mais probabilidade de morrer de um acidente de carro do que de avião. Mas isso faz deste mais seguro? Já vimos que não.

Estes dois meios de transporte não são comparáveis. No entanto, a frase de que “é mais seguro voar do que conduzir até ao aéroporto” não é verdade, é 4 vezes mais perigoso passar uma hora num avião do que uma hora num carro.

.

Leave a Reply