HOJE, DIA 9 DE ABRIL, ESTREIA O FILME SOBRE SEBASTIÃO SALGADO: “O SAL DA TERRA”

O Sal da Terra,  de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, estreia em Portugal dia 9 de Abril.

hqdefault (1)

Nos últimos 40 anos, o fotógrafo Sebastião Salgado viajou por todos os continentes, nas pegadas de uma humanidade sempre em mutação. Testemunhou alguns dos maiores eventos da nossa História recente; conflitos internacionais, a fome e o êxodo. Embarcou recentemente numa viagem à descoberta dos territórios virgens, fauna e flora, das paisagens grandiosas num enorme projecto fotográfico que presta tributo à beleza do planeta.
A vida e o trabalho de Sebastião Salgado são-nos revelados pelo filho, Juliano, que o acompanhou nas suas últimas viagens, e por Wim Wenders, também ele fotógrafo.

Nascido a 08 de fevereiro de 1944, em Aimorés, Minas Gerais, Sebastião Salgado é formado em Economia e iniciou a sua carreira de fotógrafo em Paris, em 1973.

O fotógrafo foi alvo de uma grande exposição em Portugal, Em 1993, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, pudemos ver cerca de 250 imagens suas.

hqdefault

O filme também apresenta ambicioso projecto do fotógrafo –  “Gênesis”- expedição que tem como objectivo registar, a partir de imagens, civilizações e regiões do planeta até então inexploradas. Mas lembramos, também, o seu o projeto “Êxodos”, em que retratou centenas de homens, mulheres e crianças a morrer de fome, em países como o Mali e o Uganda, entre 1994 e 2000. E lembramos o projecto “Terra”, em que são retratados ecossistemas pouco explorados pelo homem, e que começou nas ilhas Galápagos, onde Darwin recolheu muita informação para formular a teoria da evolução, em 1835.

Ver mais em:

http://www.midas-filmes.pt/noticias/o-sal-da-terra-filme-sobre-o-fotografo-sebastiao-salgado-estreia-em-portugal-a-9-de-abril/

 

 

Leave a Reply